O que é o holismo como teoria epistemológica, a complexidade de Edgar Morin.
Holismo vem do grego, hólos a teoria da totalidade, deste modo, deve funcionar a fenomenologia aplicada as ciências do espírito.
Portanto, toda abordagem deve ser entendida sistemicamente, levando em consideração a estrutura organizacional da análise epistemológica.
Com efeito, todos elementos devem ser inter- relacionados, hermeneuticamente não existe o entendimento da particularidade, qualquer fato é um todo complexo.
Sendo assim, não é possível o entendimento da parte isoladamente, as relações são estabelecidas entre si, nada pode ser dividido, isolado, a compreensão é sempre da complexidade.
Deste modo, o todo é superior a simples soma das partes, através das referidas não é possível a compreensão do todo.
Portanto, a realidade é o entendimento holístico, resultado do conhecimento sistêmico, produto da teoria da complexidade, Edgar Morin.
Como muito bem definiu o grande pensador austríaco Karl Ludwig von Bertalanffy, grande biólogo, tudo é a manifestação de um sistema complexo.
Sendo desta forma, a realidade como produção da complexidade sistêmica, tudo é interação, nada poderá ser compreendido na individualidade, do mesmo modo a epistemologia de Edgar Morin.
Assim define o campo da epistemologia holística, a totalidade entendida interdisciplinarmente, todos aspectos do pensamento complexo.
Edjar Dias de Vasconcelos.