Karl Popper: O critério da não refutabilidade ou da falseabilidade.

Karl Popper 1902-1994.

Físico, matemático e filósofo da ciência inglês, formulou a seguinte teoria epistemológica, criticando o critério da verificabilidade.

Propondo portanto, como única possibilidade para o entendimento científico, o critério da não da refutabilidade ou da falseabilidade.

Portanto, de acordo com o referido critério, toda teoria mantém como verdadeira até momento que seja refutada.

Desde modo, até que seja mostrada a sua falsidade, sendo assim, no entendimento científico, nenhuma teoria pode ser verificada empiricamente, explicita desta forma epistemologicamente.

Do ponto de vista lógico, nada é evidente justificar proposições universais a partir de proposições singulares, tese demolidora do método indutivo empírico.

Com efeito, qualquer conclusão tirada deste modo, pode sempre revelar como falsa, assim deve funcionar a indução, método essencialmente observável.

Em razão de tais proposições, Popper revela o caráter de transição de validade de uma determinada teoria, justifica-se epistemologicamente tal episteme.

Portanto, toda teoria é válida até ao momento em que é refutada, mostrando evidentemente, sua falsidade.

Deste modo, apenas a falsidade de uma teoria pode ser provada, entretanto, jamais a veracidade total.

Outra tese de Popper, afirmação de que não existe observação pura, pois a mente não é uma tábula rasa, como imaginam os empiristas, todas as observações são efetivadas no rastro do substrato de pressupostos ideológicos.

Com efeito, no uso de teorias prévias, o cérebro não é apenas indução, muito menos fenomenologia.

O cientista é sempre condicionado ideologicamente a partir da observação, muito mais condicionado se a ciência for social, de tal modo, projeção ideológica no entendimento hermenêutico de qualquer fato epistemológico.

As verdades são tantas, quais forem as hermenêuticas escolhidas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 16/04/2020
Reeditado em 16/04/2020
Código do texto: T6919065
Classificação de conteúdo: seguro