Como surgiu a cultura helênica.

A filosofia helênica nasceu e desenvolveu sobretudo, quando a Grécia foi dominada pelos macedônicos em 322 a, C.

Teve início o período histórico denominado por helenístico, tal fato aconteceu devido a expansão militar do Império Macedônico realizado por Alexandre Magno.

Portanto, com a expansão do domínio grego por meio da Macedônia, aconteceu a interação entre a cultura grega clássica com a cultura dos povos árabes conquistados.

Tal mimetismo fez nascer o que chamamos hoje de helenismo, a nova cultura do mundo ocidental.

Esse período corresponde com o tempo histórico das atividades filosóficas, das escolas gregas.

A escola platônica Academia, escola aristotélica Liceu, dirigidas por Platão e Aristóteles, posteriormente, através dos seus discípulos.

Nesse momento histórico na Grécia, os valores culturais gregos foram sintetizados mimeticamente, a cultura grega misturou-se com a cultura árabe produzindo, o fenômeno helênico.

Portanto, os valores gregos normatizados com as tradições culturais árabes, nascendo valores filosóficos denominados de helênicos.

Com efeito, tudo que aconteceu culturalmente no mundo grego, foi produto de uma síntese cultural polimathéica com predominância árabe na cultura ocidental.

Platão a referência máxima do movimento cultural expressado, já Aristóteles a tentativa, através da construção de sua epistemologia na superação do idealismo platônico, na elaboração de uma cultura epistêmica e realista.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 13/04/2020
Reeditado em 13/04/2020
Código do texto: T6915434
Classificação de conteúdo: seguro