Michel Pêcheux : Ideologia, linguagem e análise de discurso.
Análise do discurso não está na linguística, todavia, na ideologia da materialidade das relações sociais.
A linguagem é apenas um instrumento de transmissão ideológica, deste modo, toda fala é substancialmente comprometida.
Com efeito, o discurso é essencialmente hermenêutico, como interpretar metodologicamente a própria ideologia.
Portanto, a linguagem é aplicável em qualquer ideologização, através da epistemologização da mensagem transmitida.
Tal proposição tem sentido não apenas nas ciências do espírito, em referência, sobretudo, a fenomenologia, do mesmo modo, em menor proporcionalidade na metodologia aplicada também as ciências indutivas.
O que é então a interpretação, o sentido dado a própria ideologização epistemológica do discurso, subjetivado, preconizado ao valor cultural proposto.
Com efeito, o discurso terá ou não validade, em consonância com suas variáveis, as impregnações dos sujeitos ideológicos cognitivos.
Deste modo, entende se a materialidade subjetiva da interpretação, nenhum discurso representa em síntese a objetividade hermenêutica.
Portanto, sendo sempre precário, a linguagem limitada ao mundo simbolístico dos recursos semânticos, um instrumento que auxilia na transmissão da ideologia.
Sendo assim, a ideologia é completamente diferente da linguagem. Porém, não é possível a transmissão da ideologia sem fazer uso da referida.
Com efeito, o discurso é definido pelo substrato sócio histórico, no qual a linguagem é pressuposto.
No entanto, não existe ideologia sem linguagem, do mesmo modo, linguagem sem ideologia, entretanto, não são as mesmas coisas.
Com efeito, o discurso é o substrato da ideologia na estrutura cognitiva da transmissão do conhecimento, por meio da linguagem, toda fala é naturalmene ideológica, a memória é fundamentalmente discursiva.
Para Pêcheux as palavras servem apenas para transmitirem as ideologias, a partir dos recursos semânticos da própria linguagem.
No entanto, o importante é a compreensão das ideologias, para tal é fundamental a hermenêutica, que são múltiplas tais quais são as ideologias.
Todavia, na Análise de Discurso, Pêcheux explicita as relações entre sujeito, linguagem e história, formulando a sua teoria, superando a linguagem Saussuriana.
Sendo o sujeito histórico, produto da linguagem e da ideologia, na mecanicidade funcional da memória.
O grande mérito de Pêcheux, consegue trabalhar a questão contraditória entre linguística e ideologia, na formalidade do entendimento das diferenças, sem prejudicar análise crítica dos discursos ideológicos.
Edjar Dias de Vasconcelos.