A filosofia da mente e o entendimento do caráter humano.

Sou formado em Filosofia e Psicologia, a mais de 40 anos estudo a Filosofia em sua complexidade, aplicada aos diversos campos das ciências, do mesmo modo, a Psicologia, particularmente a Psicanálise.

A minha preocupação central, o entendimento da Filosofia da mente, sua funcionalidade no entendimento do caráter humano.

O homem é um ser essencialmente ideológico, tão somente ideológico, entretanto, quanto mais ideológico for, maior é a deformação do caráter.

A Filosofia da mente é uma ramificação da Filosofia analítica que estuda os fenômenos mentais, em particular a consciência formatada.

Como se efetiva a percepção por meio de uma análise fenomenológica no uso da hermenêutica.

Sendo a memória de cada pessoa intencionada, do mesmo modo, suas ações, em consonância com o mundo ideológico.

O homem é seu cérebro, como produto da estruturação linguística, sendo que a mente formata por estruturações cognitivas organizadas, determinando o modo de ser de cada pessoa.

A mente formatada, organiza-se no campo psíquico e age cumprindo o código de identidade, sendo que a identidade fundamenta-se no princípio da vontade de domínio.

Portanto, qual é a questão fundamental da razão sapiens, o corpo obedece a mente, sendo que a memória é subjugada através da mente formatada.

Com efeito, o homem é a sua racionalidade logocêntrica, deste modo, o cérebro é intencional, sendo toda intencionalidade ideológica.

A consciência fenomenológica rompe com a visão supostamente epistemológica, como se a consciência se fundamentasse em processos cognitivos insondáveis, em estados subjetivos indestrutíveis.

A mente é a consciência fenomenológica formatada ideologicamente, cuja finalidade atender os interesses da cognição.

Todo ser é a sua consciência organizada, possível a ser desvendada por meio do código de linguagem.

O caráter está na formatação da consciência, o indivíduo age cumprindo ordens da mente organizada cognitivamente, em todas ações praticadas.

Motivo pelo qual muito fácil entender quem é de fato a pessoa, suas reais intenções, o homem age sempre com dissimulação, como forma de proteção psíquica, pois tem o caráter essencialmente corroído.

A verdade é sempre sustentada na mentira, sendo a última como se fosse verdade, a pessoa revela quem é através do seu código linguístico, produto da memória estruturada.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 15/03/2020
Reeditado em 15/03/2020
Código do texto: T6888388
Classificação de conteúdo: seguro