Sem filosofia não é possível a pessoa ser culta.

Apenas com a filosofia é possível produzir o pensamento cultural, quem não tem conhecimento em filosofia não consegue ter cultura epistemológica.

É fundamental ter conhecimento histórico da filosofia, dos pré socráticos a filosofia pós contemporânea.

De Tales de Mileto a Sócrates, Platão, Aristóteles, Plotino, Agostinho, Tomás de Aquilo, Descartes, Kant, Schopenhauer, Marx, Darwin, Nietzsche, Freud, Heidegger e Sartre.

Escola de Frankfurt, a razão instrumental, Adorno e Horkheimer.

De Habermas a Deleuze, de Foucault a Lyotard, entre outros pensadores.

Como compreender o mundo pós contemporâneo, o neoliberalismo e o social liberalismo.

Sem filosofia não há pensamento crítico, sem do domínio da filosofia não é possível a análise hermenêutica, sem exegese, tudo transforma em ideologia.

Portanto, a filosofia é a única disciplina que de fato produz cultura epistemológica, as demais apenas conhecimento técnico.

A importância da filosofia razão pela qual foi proibida nos currículos escolares, pelo regime militar, até Fernando Henrique Cardoso não valorizou a filosofia.

Apenas o Presidente Lula, entendeu a importância da filosofia, fazendo voltar no currículo escolar, com o golpe institucional, Temer sempre foi contra a filosofia, do mesmo modo, o governo Bolsonaro.

Governos contrários ao desenvolvimento cultural de uma nação, ninguém desenvolve uma tese de metrado ou doutorado sem filosofia, razão pela qual as teses no Brasil uma tragédia.

Qual o resultado da negação política da filosofia, o Brasil tem o povo menos desenvolvido cognitivamente do mundo, inferior a Bolívia empatado com o México, perdendo para países africanos.

No Brasil sempre foi proibido ensinar filosofia, possibilitaram ensinar até religião, filosofia não.

Um crime contra o desenvolvimento cultural da nação.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/02/2020
Reeditado em 23/02/2020
Código do texto: T6872404
Classificação de conteúdo: seguro