Teoria do Estado político formulada por Marx e Engels.

Marx e Engels rejeitam a teoria do Estado político, como simples mediador das lutas de classes.

O que é o Estado para ambos, um instrumento de dominação de classes, é o Estado que possibilita a burguesia ser rica, o proletariado pobre.

O Estado burguês existe com objetivo de proteger os dominadores, deste modo, funcionou o liberalismo econômico, hoje neoliberalismo.

Quanto mais o Estado for neoliberal mais protege quem tem os meios de produção.

Portanto, o Estado é instrumento institucional político não para produzir riquezas, todavia, ricos, contrariamente, coletividades de pobres.

O Estado existe para defender a propriedade privada, conservando as relações sociais, normas jurídicas, em defesa dos proprietários burgueses.

Deste modo, para ambos, o Estado é uma instituição criminosa, tem como objetivo legalizar o crime pelo mecanismo da mais valia.

Sendo assim, o Estado é uma instituição de guerra, a verdadeira intenção do Estado é a dominação de uma classe sobre as demais classes.

Com efeito, em defesa das condições materiais de existência de determinada sociedade, a qual adota a forma de Estado.

Portanto, o Estado é determinado pela estrutura social, objetivando as demandas especificas de uma determinada sociedade, devido o caráter anti social da própria sociedade.

Com efeito, o Estado existe para administrar os problemas sociais pela forma anti civilizatória adotada pela sociedade, na sustentação da exclusão econômica dos trabalhadores.

A democracia é o mecanismo usado pelo Estado, como meio de manter a anti civilização em benefício da burguesia, entretanto, não há democracia em uma sociedade de classes.

O Estado só consegue ser eficiente na exclusão da classe produtiva, os trabalhadores, enquanto, a sociedade for bestializada, caso especifico do Brasil.

A burguesia na sua versão direitista, no uso do neoliberalismo quer sempre ter o Estado em mãos, consegue via democracia manipulando a sociedade imbecilizada.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/02/2020
Reeditado em 07/02/2020
Código do texto: T6860479
Classificação de conteúdo: seguro