Cultura é o caminho para a melhoria do Mundo
As atividades culturais são os movimentos que mais causam emoção, reflexão, benefícios físicos, mentais, comportamentais para todos. Sejam elas artísticas (teatro, cinema, TV, dança, música, artes plásticas, performáticas, literárias etc.), sejam elas religiosas, étnicas, regionais.
Essas atividades mexem com a gente. Quem nunca se emocionou ouvindo uma música? Assistindo a um filme? Lendo uma poesia? Participando de algum movimento religioso? Vendo um artista de rua?
Afirmo que nem todos gostam de todas as culturas, mas certamente todos gostam de pelo menos uma atividade cultural. A Cultura é o que move um povo, é registro de seu passado, é continuidade de suas raízes, é inerente a todo ser humano. Ou seja, todo ser humano, saiba ele ou não, está inserido num movimento cultural, afinal, se ele vive em comunidade, tem hábitos, costumes, gostos que aprendeu nesse meio, isso já é sua cultura.
Especificamente a arte não enfrenta barreiras para chegar ao coração! Por isso, a empresa inteligente proporciona atividades artísticas, culturais aos seus funcionários. Colaborador que tem contato com a arte, tem mais motivação e por isso trabalha mais feliz e naturalmente trabalha melhor. Em outras palavras, rende mais, gera mais lucro.
A escola sábia leva atividades artísticas aos seus alunos, pois aluno que tem contato com a arte, tem mais auto-estima, criatividade, criticidade, atenção, tem prazer em ir à escola e por conseqüência estuda melhor.
Governo que realmente se preocupa em tornar sua cidade, seu Estado, seu país um melhor lugar, se importa com a Cultura, pois ela leva, de maneira muito mais leve e efetiva a reflexão sobre diversos temas, sejam eles ambientais, econômicos, humanitários. A arte ensina valores que transcendem as leis. Ela fala sobre ética, sobre moral. Um cidadão que tem contato com atividades artísticas, culturais, reflete mais, sai da ignorância, abre a mente para conhecer seus direitos e deveres dentro de seu ambiente.
As atividades culturais são capazes de mudar a vida de muitas pessoas, mudar toda uma sociedade. Existem muitas maneiras de se fazer cultura e todas elas têm o mesmo poder de fazer pessoas melhores, mais conscientes, críticas, reflexivas e agentes de mudança. Por isso digo, sem medo de errar: A cultura é o caminho para a melhoria do mundo.