Jogando RPG em grupo usando técnicas de RPG Solo. Sem preparação!!!
Talvez já tenha acontecido com você: Você não tem ideias para uma aventura ou campanha, ou mesmo simplesmente te falta tempo; você não tem certeza do que seu grupo espera para a nova campanha ou aventura; vocês são um grupo, mas não tem quem mestre. Bem, a dica seguinte pode te salvar.
No texto anterior, chamado “RPG Solo - Jogando aventuras sozinho”, eu apresento um método de RPG na qual é possível jogar sozinho uma aventura inédita e surpreendente tal como seria se um mestre de jogo a tivesse preparado. O método que eu uso é o Mythic, mas existem outros.
Agora eu gostaria de aprofundar uma das formas de usar o Mythic, que é usando o modo cooperativo dele. A mecânica de oráculo e interpretação é a mesma, com a diferença que mais de uma pessoa estará consultando e interpretando. Tenho tido ótimas experiência com o RPG solo em modo cooperativo e acredito que você e seu grupo também podem ter.
Uma das vantagens para mim que o Mythic cooperativo apresenta é que eu posso fazer sessões improvisadas para aproveitar qualquer oportunidade que eu tenho para jogar em grupo, aproveitando uma empolgação, geralmente momentânea e fugaz, de jogar RPG, sem ter que pedir para marcar para outro dia de modo que eu prepare a sessão. Foi libertador um dia que um amigo me disse sem aviso: “Bora jogar RPG?” e eu disse “só se for agora!”. E a aventura não foi pior do que qualquer uma que eu pudesse ter inventado de antemão.
Eu nunca tinha olhado para o RPG como um jogo casual antes. Sempre acreditei no planejamento como inescapável. Mas este estilo de jogo desencanado me abriu várias possibilidades. Quando o grupo é iniciante, você não pode esperar aventuras muito complexas, mas isso não importa, porque tudo é fantástico para o iniciante, pela força da novidade. Quando o grupo é de jogadores experientes, a experiência deles fará uma trama mais complexa e cheia de reviravoltas emergir das interpretações do oráculo. Você não tem o que temer. Desencana!
Fico pensando na quantidade de jogadores que não estão praticando nosso amado RPG por não ter quem mestre, ou de mestres que tem medo de mestrar para desconhecidos em eventos, exatamente por não saber o que podem estar esperando. Já ouviu falar que "metrar para uma pessoa só não tem graça"? Bem, acredito que esta ferramenta pode fazer você parar de perder diversão à toa.
Tenha em mente que não é porque você está usando o Mythic que você tem necessariamente que abrir mão de suas prerrogativas como mestre. É tudo uma questão de combinar com os jogadores. Na minha opinião, e é a forma como eu jogo, um mestre é útil para fazer a “narrativa oficial” das interpretações, para escolher inimigos e níveis de dificuldade, e para liderar o grupo no sentido de fazer a história fluir. Portanto, não há motivo para defensores do “O Mestre é a Lei” torcerem o nariz. Você pode tomar as rédeas quando quiser, bem como inserir o que quiser. Talvez você só use o método até a aventura ou campanha "pegar no tranco", até que sua imaginação comece a fluir.
Por fim, se você quer tentar, escolha um sistema de regras simples (eu uso o Mighty Blade 2.5. Tem de graça para baixar legalmente), ou algum que seu grupo já conheça bem. Combine com os jogadores e explique a proposta. Dê uma chance para este método e você vai se surpreender. Ficarei feliz em responder qualquer dúvida aqui nos comentários. Bora jogar?