Francois Châtelet: Uma história da razão.

Châtelet faz um histórico da historia da razão, da Grécia antiga ao mundo moderno, Platão, Aristóteles, Plotino, Agostino, Tomás de Aquino, Descartes, Nietzsche, Marx e Freud entre outros.

Naturalmente que deixa de estudar grandes filósofos reprodutores da razão contemporânea e pós contemporânea, entre eles, Heidegger, Sartre, Adorno, Horkheimer, Habermas, Foucault, Derrida, Lyotard, Deleuze entre outros.

Na verdade não existe uma razão, todavia, uma complexidade de razões.

Entretanto, como que cada uma das razões perpassou ao seu tempo histórico, a razão como produto da história dialética, a história como produção racional, fundamentada em mundos econômicos.

Do mundo antigo a modernidade, entretanto, é fundamental entender, a pós modernidade, o mundo formatado pela pós verdade.

Châtelet desenvolveu um estudo cuidadoso da razão como produção histórica, ao longo da história mostrando as relações do pensamento racional com os contextos: social, histórico, científico, econômico e político de cada tempo histórico.

Exatamente, deste modo, que a razão é construída, da mesma forma superada.

Com efeito, a razão é o esforço inteligível para desenvolver o processo civilizatório, sempre terá tal proposito, deste modo, o desenvolvimento da cognição.

A Filosofia como instrumento para construção das razões, objetiva transformar o mundo, formatando o desenvolvimento do melhor processo de civilização.

A razão um conjunto de estudos em dois campos específicos, as ciências do espírito e as ciências da natureza, como Galileu fez análises precisas para o entendimento da realidade sensível.

Descartes, mesmo trabalhando com a ideia de Deus, tentou desenvolver o pensamento e a ciência de forma mais objetiva possível para o homem poder ser o senhor da natureza, de mesmo modo, outros grandes filósofos.

A razão caminha em uma perspectiva de melhorar o mundo, todavia, existe a contra razão que procura passar ao mundo como razão, cujo objetivo destruir a civilização.

Uma das anti razões caracterizada pela ideologia política econômica entendida como Filosofia neoliberal.

Talvez nesse instante histórico, qual a melhor razão, a Filosofia social liberal, a qual não trabalhado por Châtelet.

A razão só poderá ser considerada como razão científica se no mundo praxiológico beneficiar a humanidade como um todo.

Motivo pelo qual a defesa do social liberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/01/2020
Reeditado em 06/01/2020
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