PLANETA DO ONTEM

PLANETA DO ONTEM

j.Torquato

A gente sente a vida nas festas

Na primeira festa do ano grande algazarra, folia, um descontrole total em nome da alegria sem freios, e o Carnaval termina mesmo em cinzas, mas valeu enquanto durou.

Na Segunda grande festa do ano, o forró impera no terreno celeste cujo piso a malagueta é o piso, a música faz dançar em par, os sons serão eternos como a noite de luar e o balão do Luiz, o cheiro da cabocla fantasiada, a fumaça das fogueiras. E...É São João, calibrado pelas férias à vista.

A Grande festa é também de cunho religioso católico, pios inventaram até um mês ardente onde neva e arvora de Pinho no nordeste. Inventaram duendes e Papai Noel vermelho de tanto fazer lucrar os que o criaram. As músicas são o romance, as histórias são lacrimosas, mas o amor cai de real, Vem de repente e prova que o natal é antes de tudo uma época espiritual, em que a humanidade não quer nem saber se é a data correta do nascimento de um menino famoso. Mas é o próprio menino em essência espiritual, lá cai de joelhos a chorar a humanidade, o gesto simples de afeição, de humanismo, de solidariedades mil. Então é natal.

Mas tudo vai esmaecendo, o tempo se encarrega de mudar tudo, não é mais a mesmas músicas, os filmes deixam de ter lacrimosidade a flor da pele, os amigos, parentes e vizinhos foram passar os Natais em outras galáxias, estamos sós e sem forças para festejar. Acabam-se os carnavais, o São João agora é eletrônico e hi fi internético, não existem mais os saudosos campos românticos, as quadrilhas são comercializadas para TV, as danças estilizadas assim como as roupas, o palco e o auditório. Acabou até o espírito natalino no lugar dele puseram um monte de Smartfones onde olhos secos e ávidos comandam dedos ágeis egoisticamente, se tele transportando para longe do corpo, mesmo estando presente e assim o jantar natalino tem gente, mas não tem humanidade, eles não se acham lá e não sequer se falam.

Acabaram as três grandes festas para quem está acabando

Terminou a grande viagem e estou me despedindo, chorando as grandes festas onde todos estavam presentes, rindo, cantando, dançando, vendo o sol nascer depois de uma noite maravilhosa.

Adeus planeta do Ontem