O que é a filosofia enquanto princípio da diferença.

O que é a filosofia enquanto princípio da diferença, uma nova epistemologia fundada contemporaneamente e determinada como fundamento pós contemporâneo.

A nova dialética do novo iluminismo filosófico, a construção do sujeito por meio da destruição do sujeito como identificação.

Epistemologia essencialmente francesa, contrária ao princípio da identidade, a qualquer forma de pensamento absoluto.

O princípio de identidade puro fecha a lógica dialética da construção do próprio pensamento, deste modo, inviabilizando a formulação crítica.

O conceito da diferença é associado sobretudo, a dois grandes filósofos franceses, Deleuze e Derrida.

A natureza do fundamento do princípio da desconstrução e a destruição de uma razão logocêntrica, a reconstrução pela contradição na eliminação da identidade.

Deleuze epistemologizou mostrando que a etimologia não representa a verdade do conceito, sendo o referido a expressão da subjetividade ideológica fundamentada no princípio de identidade.

Do mesmo modo, Derrida entende que a identidade é o fechamento do princípio, desenvolvendo uma ideologização também subjetiva de causa e efeito, a racionalidade não correspondendo com a fenomenalidade dos fatos.

Portanto, a identidade é negação da evolução epistemológica na análise logocêntrica, a não compreensão da representação da realidade.

Com efeito, sendo identidade a própria cognição alienada, no sentido que a substancialidade prejudica a defesa de algo pronto, acabado, fechado na própria epistemologização.

Na filosofia da diferença o ente não pode ser a priori determinado em nenhuma das ciências, natureza e espírito.

Deste modo, contraria parcialmente o método indutivo empírico, totalmente a análise fenomenológica na utilização da hermenêutica.

A epistemologia não pode ser determinada pelo princípio da identidade, produto de generalizações fundamentadas em metafisicas imaginárias.

Sendo assim, o conceito se remete a distinção do fundamento por variações contraditórias, entre o ontológico e ôntico, o que é o ser e construção contínua deste ser.

Todo ser não pode ser delimitado nem apreendido em uma categoria estanque, sendo deste modo, a anulação da evolução.

Portanto, o princípio da construção analítica contínua efetiva-se por meio do entendimento das contradições, em uma permanente dialética aberta, na superação das identidades inclusivas em seus fundamentos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 14/12/2019
Reeditado em 14/12/2019
Código do texto: T6818568
Classificação de conteúdo: seguro