Porto Mendes & Região - Colonização e Imigrantes .......*

PORTO MENDES & REGIÃO – COLONIZAÇÃO e IMIGRANTES

07/12/2019 - Àcerca da história local, percebo na maioria das visitações, que muitos que chegam ao museu para relembrar de sua vida na infância e juventude.

Desde a época de colonização no final dos anos 40 e principalmente a partir de 1950 como adiante nos anos 70, 80 e por assim adiante, noto um brilho no olhar nas narrativas das pessoas que aqui chegam. Foi uma época riquíssima. As pessoas começavam a trabalhar desde a infância no campo, iam à escola em longas caminhadas e sem mal o que calçar pois tudo era caro. Os pioneiros ao chegar aqui se deparavam com um local todo coberto por mata virgem, animais ferozes, não havia a eletricidade. O máximo para iluminar o local seriam as velas, lamparinas ou as próprias fogueiras em noites de frio. No calor , a quantidade de mosquitos era imensa. Tento me imaginar nessas condições. O frio que fazia na época, tínhamos as quatro estações exatamente nos meses em que era marcado no calendário. Reflitam o cenário desta época. As crianças e jovens amadureciam muito mais cedo, tinham que ficar independentes mesmo tão jovens. O trabalho era árduo mas era um aprendizado duro e de superação no cotidiano. Aqui se chegava e o povo se unia para construir igrejas onde mais tarde eram administradas as primeiras aulas pois ainda não havia escolas. Estas chegaram depois com a vinda de professores da região Sul principalmente.

Sobre o acervo do museu, noto que nem todos tinham reais condições financeiras de obter um rádio, um gramofone, uma vitrola. Penso também que por acordarem de madrugada, o trabalho era intenso. As conversas na mesa das refeições aconteciam com mais união do que hoje. Para se chegar à um prato de comida imagine o empenho em preparar a terra, semear, observar as condições climáticas, esperar, colher, debulhar, todo a etapa para chegar ao produto primário como chamamos na economia.

Me lembro com clareza nas fotos de registros de minha própria família na região sudeste onde as pessoas eram magras mas muito fortes.

Como sempre os primeiros que aqui chegaram tiveram que abdicar dos estudos, afinal, as escolas depois do 5º ano científico, como era descrito nesta época, ficavam longe, ou eram particulares. Não como hoje onde temos um leque de opções. E mesmo assim temos um Brasil onde a educação até hoje merece uma atenção especial. Somos uma nação de pessoas trabalhadoras, dispostas a encarar o trabalho pesado. O que colaborou para o crescimento do Estado do Paraná que integra a Região Sul do país, foram as imigrações européias , mas antes de tudo, estas surgiram com a vida de pessoas junto de suas famílias. O fato de terem vindo nesse coletivo de um núcleo *familiar, marcou muito no enriquecimento da cultura e para superar as dificuldades. Imagine o sem fim de doenças que tinham que enfrentar no novo mundo, um Brasil em condições climáticas totalmente adversas de seus países nativos. Quantos tipos de ervas tiveram que descobrir, ou quantos tipos de sementes trouxeram ou tentaram achar no local para poderem sobreviver. Temos uma legado sem fim como herança cultural.. Há muito a estudar e descobrir ainda.

PS: Estou em busca de mais fotos, pois era raro os momentos de foto, pois era necessário a contratação de um fotográfo.

Porto Mendes, 07 de Dezembro de 2019

11:35h

YOSHIE FURUKAWA
Enviado por YOSHIE FURUKAWA em 07/12/2019
Código do texto: T6813089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.