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Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a relação entre o conjunto de conhecimentos estético-filosóficos e a ideia de natureza preenchida por aspectos sentimentais, no movimento intelectual, do Primeiro Romantismo Alemão do início do século XVIII. Essa tarefa remete à um itinerário artístico e filosófico, estreitamente ligado ao desenvolvimento da civilização ocidental. Destaca-se, assim, algumas das principais diferenças epistemológicas entre o Pré- Romantismo Alemão e o Iluminismo Filosófico. Em parte, o Iluminismo Filosófico, mediante o instrumentalismo da razão, levou à estruturação da Ciência Moderna. Esta que, por intermédio dos princípios matemáticos, instaurou uma visão de natureza mecanicista. Em contrapartida, tentando libertar-se da atadura emotiva, imposta pelo racionalismo filosófico e pela objetividade, retilínea e homogênea, do cálculo matemático, os pensadores do Primeiro Romantismo Alemão, mediante a literatura, a dramaturgia, a poesia e a pintura, elaborarão um projeto epistemológico alternativo àquele consolidado por Issac Newton (1643-1727). Nesse sentido, analisa algumas representações artísticas que marcaram o Pré-Romantismo Alemão como um movimento intelectual vinculado a uma cosmovisão preenchida por semblantes líricos, sentimentais e emotivos. Além de apresentar, brevemente, as teorias analíticas do Sturm und Drang - Herder, Goethe e Schiller - o desenvolvimento dessa tarefa será auxiliado por significativas pinturas e poesias que retrataram o nostálgico e paranoico sentimento pela infinitude da natureza. Igualmente, o Werther, de Goethe, uma das principais obras da literatura romântica, do século XVIII, será analisada para destacar os valores emotivos pela natureza.