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Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a relação entre o conjunto de conhecimentos estético-filosóficos e a ideia de natureza preenchida por aspectos sentimentais, no movimento intelectual, do Primeiro Romantismo Alemão do início do século XVIII. Essa tarefa remete à um itinerário artístico e filosófico, estreitamente ligado ao desenvolvimento da civilização ocidental. Destaca-se, assim, algumas das principais diferenças epistemológicas entre o Pré- Romantismo Alemão e o Iluminismo Filosófico. Em parte, o Iluminismo Filosófico, mediante o instrumentalismo da razão, levou à estruturação da Ciência Moderna. Esta que, por intermédio dos princípios matemáticos, instaurou uma visão de natureza mecanicista. Em contrapartida, tentando libertar-se da atadura emotiva, imposta pelo racionalismo filosófico e pela objetividade, retilínea e homogênea, do cálculo matemático, os pensadores do Primeiro Romantismo Alemão, mediante a literatura, a dramaturgia, a poesia e a pintura, elaborarão um projeto epistemológico alternativo àquele consolidado por Issac Newton (1643-1727). Nesse sentido, analisa algumas representações artísticas que marcaram o Pré-Romantismo Alemão como um movimento intelectual vinculado a uma cosmovisão preenchida por semblantes líricos, sentimentais e emotivos. Além de apresentar, brevemente, as teorias analíticas do Sturm und Drang - Herder, Goethe e Schiller - o desenvolvimento dessa tarefa será auxiliado por significativas pinturas e poesias que retrataram o nostálgico e paranoico sentimento pela infinitude da natureza. Igualmente, o Werther, de Goethe, uma das principais obras da literatura romântica, do século XVIII, será analisada para destacar os valores emotivos pela natureza.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 23/11/2019
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