Breve síntese a respeito do que é o stress e a relação com a depressão.

Stress acontece quando o organismo diante de situações concretas exigem grande esforço emocional, o corpo reage essas situações, manifestadas psicologicamente.

O organismo pode entrar em colapso, todavia, o stress cumpre alguns estágios, sendo o primeiro, o sistema de alerta, quando da produção de adrenalina.

O indivíduo com muita energia, sendo inclusive eficiente no mundo do trabalho.

Entretanto, em seguida com tensão muscular, azia, problemas de pele, irritabilidade, nervosismo, sensibilidade excessiva, ansiedade e inquietação.

O segundo estágio o de resistência, seus sintomas, dificuldade com a memória, muito cansaço.

Se não conseguir superar o stress adaptando o organismo as novas situações, começa a surgir o que chamamos de colapso gradual, a terceira fase que leva a exaustão.

Quais são os sintomas da exaustão, cansaço mental, dificuldade de concentração, perda de memória, as vezes parcial, apatia, indiferença emocional,

A fase mais aguda, impotência sexual, perda da vontade de ter sexo, herpes, como também infecções.

Aumento de prolactina, tumores, gastrite ou úlcera, peso, variação de humor.

O mais absoluto desânimo , apatia total, questionamento frente a vida, ausência de sentido, podendo levar ao suicídio, quando a pessoa não encontra perspectiva de melhora, surgindo da depressão.

Na depressão dependo do grau quantitativo, elevada ansiedade, crises de pânico, pressão alta constante, alteração dos níveis de colesterol e triglicérides, provocando também distúrbios de menstruação, a total queda na qualidade de vida.

A saída como cura psicológica, a readaptação do organismo as exigências do meio, contrariamente, a mudança do mesmo.

O indivíduo deve procurar outro trabalho, caso o stress seja proveniente de ações profissionais.

Importante do ponto de vista psíquico, a memória da pessoa estressada deve ser reconstruída no enfrentamento de novas situações de vida.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 20/11/2019
Reeditado em 21/11/2019
Código do texto: T6799716
Classificação de conteúdo: seguro