A CASA DO IMAGINÁRIO AMERICANO

Desde o início da década de 60 do século XX, O RS conta com três sodalícios criados e dinamizados pelo ativista cultural Nelson Fachinelli, que nos deixou em 2006. São elas a Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI; a Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Nacional e a Casa do Poeta Latino-americano, a CAPOLAT.

Esta última tem como proposta o fomento à confraternidade entre os intelectuais e artistas latino-americanos, a partir dos países que integram o MERCOSUL e suas benéficas trocas. Em última análise, procurar integrar, especialmente através de ações culturais, o idioma espanhol e o português.

Marinês Bonacina, presidente nomeada pelo fundador, desde 2007, vem costurando signos, almas e corações, com dedicação, empenho e pertinácia. E é graças a esta destacada figura de mulher, mãe, avó, ativista cultural e poeta, que podemos, com a presente recolha de textos, ter uma ideia de como convivem os brasileiros que sonham com família e confraternidade; pátria amada protetiva do bem comum e a união entre os povos, sem abrir mão da necessária unidade nacional de cada país.

A palavra tem este dom, mesmo levando-se em conta que a Poética não se destina a interferir diretamente no plano da realidade. No entanto, parece ser um caminho válido e digno de ser trilhado para o bem de todos.

Tenham os leitores variegados momentos de encanto e lazer, através do “estranhamento” que é proporcionado aos que se deixam envolver pela Poesia – o sussurro do Absoluto palpitante na vertente do Mistério – e pode, por vezes e situações, vir a ser a instintiva clava para a Felicidade. Que a sabemos sempre momentânea, porém intensa em seus efeitos.

Porto Alegre, RS, 24 de outubro de 2019.

– Antologia da Casa do Poeta Latino-Americano – CAPOLAT 40 anos, Porto Alegre: MB, 2ª orelha da obra, outubro de 2019.

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-cultura/6786656