Celso Vasconcellos: Projeto de ensino pedagógico e projeto político pedagógico.

O projeto político pedagógico precisa ser a priori planejado, com a finalidade de atingir determinados objetivos.

As ações pedagógicas precisam agir a partir do conhecimento da realidade, com ideias antecipadas, na utilização correta epistemologicamente.

Todo planejamento tem que considerar basicamente três aspectos fundamentais do ponto de vista pedagógico.

Primeiro o conhecimento da realidade social política, segundo, qual a finalidade das ações pedagógicas, terceiro, efetivação das ações pedagógicas políticas no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Nesta perspectiva, primeiro o conhecimento da realidade social política, fundamental conhecer a vida real dos alunos, a partir de uma avaliação precisa, desenvolvendo o projeto pedagógico político, no favorecimento cognitivo dos estudantes.

Não é possível o desenvolvimento da aprendizagem, sem planejamento, portanto, deve ser elaborado o projeto político pedagógico, com seriedade e criticidade.

Sendo o planejamento instrumento de trabalho, deste modo, o projeto político pedagógico é um instrumento curricular da aprendizagem.

Sendo assim, o projeto político pedagógico, precisa ser contextualizado em consonância com a realidade política vivida pela comunidade.

Com efeito, o planejamento deve respeitar a realidade descrita, sendo o projeto político pedagógico manifestadamente explícito a própria realidade.

O coordenador pedagógico é responsável juntamente com os professores pelo planejamento, a coordenação deve ser firme no sentido de viabilizar o projeto político pedagógico.

Não deve perder-se com ações menores, necessário planejar o planejamento, reservando tempo para cada ação específica.

Muito importante a colaboração da gestão, o coordenador não pode sentir sozinho no desenvolvimento das ações pedagógicas.

Fundamental as reuniões pedagógicas semanais com os professores de cada ciclo pedagógico, as ações pedagógicas devem ser socializadas.

Não é apenas determinar os conteúdos específicos abordados, necessário o uso de metodologia adequada.

Portanto, indispensável preparar bem as aulas, no uso da linguagem dos alunos, objetivando maior compreensão no processo de ensino aprendizagem, na formulação da cognição desenvolvida.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 24/10/2019
Reeditado em 24/10/2019
Código do texto: T6777994
Classificação de conteúdo: seguro