Vitor da Fonseca: Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem.

Livro escrito por Vitor da Fonseca, em primeiro lugar faz um levantamento das principais linhas de conceituação do desenvolvimento psicomotor na produção da cognição.

Evitando a unificação das diversas disciplinas originadas de diferentes culturas, desenvolvendo um magnífico processo de síntese descrevendo como funciona a psicomotricidade, em sua relação pedagógica.

O livro dividido em três partes, na primeira parte, as contribuições de Piaget e Wallon, a elaboração do desenvolvimento Psicomotor.

Segunda parte, o movimento Perceptivo-Motor, desenvolvimento da percepção cognitiva, fazendo referência aos autores americanos, entre eles: Cratty, Getman, Frostig e Ayres.

Por último, o desenvolvimento sociomotor, considerando o trabalho sócio pedagógico desenvolvido por escritores russos entre eles: Vygotsky, Luria, Berstein entre outros.

Abordagem epistemológica do desenvolvimento Psicomotor, toda pedagogia precisa ter uma perspectiva intercultural no favorecimento da Psicomotricidade, conforme os autores em referência.

A refundação da Psicomotricidade, no reconhecimento biológico comum da humanidade, reconhecendo as diversidades culturais, situadas nas múltiplas culturas provenientes dos diversos povos.

Por outro lado, o desenvolvimento cognitivo precisa ser contextualizado sócio historicamente como produto cultural, as relações entre o desenvolvimento psicomotor e aprendizagem.

Deste modo, como trabalhar a Psicomotricidade com a Neuropsicologia em uma perspectiva evolucionista na valorização do desenvolvimento Psicomotor.

A importância de conhecer as significações cognitivas, afetivas, orgânicas, integradas na socialização.

Como substanciar o intelecto ao afeto, no desenvolvimento da psicomotricidade, no desenvolvimento da cognição organizada socialmente.

Sem desconsiderar as experiências vividas pelo sujeito, na valorização da fala sócio política, no entendimento dos conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos, permitindo o corpo como mediador no uso da linguagem construtiva no desenvolvimento cognitivo.

O fogo nos diversos campos científicos, considerando a neurociência no desenvolvimento da cognição elaborada, na relação do psicomotor e psicomotricidade no sucesso do desenvolvimento da aprendizagem.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/10/2019
Reeditado em 22/10/2019
Código do texto: T6775943
Classificação de conteúdo: seguro