ORIGEM DE ALGUMAS EXPRESSÕES POPULARES
Eu, conversando com uma amiga, usei a expressão-"feito nas coxas", ela sorriu e disse: - Não combina contigo. Então eu respondi: - você sabe o que significa essa expressão? E expliquei pra ela.
Posteriormente, pensei: -As pessoas falam e escutam determinadas expressões e às vezes não sabem a origem e o significado delas. Então resolvi mostrar aqui a origem e significado de algumas expressões, as 10 que achei mais interessantes.
01-FEITO NAS COXAS= Logo se pensa em algo indecente, mas significa algo mal feito, sem um bom acabamento. Isso se originou à época do Brasil colônia, quando as telhas curvas, a chamada telha canal ou colonial, eram moldadas nas coxas das escravas. Mas como elas tinham coxas diferenciadas; umas tinham coxas grossas, outras tinham finas... então as telhas saíam de todo jeito, sem um modelo padrão. Por isso quando algo é mal feito, usa o termo "foi feito nas coxas".
Telha canal.
02-PÉ RAPADO= Refere-se a uma pessoa que é financeiramente pobre, humilde. Um termo também surgido no Brasil colônia, quando os fiés iam à igreja para assistir à missa. Os mais abastados iam de cavalo, carruagem e por isso não sujavam os sapatos. Já os pobres, iam a pé, por estradas de barro, o que deixava os sapatos enlameados. Para acessar a igreja, teriam que raspar os solados dos sapatos numa peça de ferro, fincada defronte à igreja, feita pra essa finalidade. Por isso ainda hoje usa-se essa expressão referindo-se a alguém pobre.
Peça usada para raspar a lama do solado do sapato.
03-SEM EIRA NEM BEIRA= Também refere-se a alguém de poucas posses. Ainda no Brasil colônia, os mais ricos ostentavam ornamentações sob os beirais do telhado, chamados eira e beira. Já os proprietáros das casas, cujos telhados não possuiam essa ornamentação, eram pessoas de poucas posses, e esse detalhe os identificavam.
Muito embora, há uma outra explicação para a chamada eira. Diz ser uma parte de terreno livre, que circundava a construção, mas, de qualquer jeito, o pobre também não possuia essa eira.
Ornamento no beiral do telhado, com eira e beira.
04-SANTO DO PAU OCO= Surgida no Brasil colonial, supõem-se que nas Minas Gerais, essa expressão significa que determinada pessoa esconde o que realmente é. A origem da expressão se deu quando dos altos impostos que a Coroa portuguesa cobrava pela extração do ouro no Brasil. Para não pagar esse imposto, os mineiros construiam santos, com madeira oca, e escondiam ouro em pó dentro deles, passando despercebidos pela fiscalização.
05-DE VENTO EM POPA= Significa que tudo está correndo às mil maravilhas. Essa expressão teve sua origem com as embarcações. Quando o vento sopra na sua parte de trás, que é a popa, ajuda o barco a seguir com facilidade. O que não acontece quando o vento sopra em direção à proa , à frente do barco.
06-COM O REI NA BARRIGA= Usa-se para dizer que uma pessoa é arrogante, aquela que se acha mais importante que todo mundo. A expressão teve origem na época do Brasil Império, quando a rainha engravidava e por isso tinha um tratamento diferenciado; sendo tratada com muita regalia por esperar um herdeiro do trono; e, por ter o rei na barriga, ela ficava se achando.
07-SEM PAPAS NA LINGUA = É quando uma pessoa fala tudo que pensa, tudo que quer. Sua origem veio das galinhas, pois, "papas" é um tumor que sai na lingua da galinha, deixando-a sem poder cacarejar, ao contrário de quando não tem papas (tumor) que cacareja bastante.
08-NESSE ANGU TEM CAROÇO= Teve origem com os escravos. Eles só podiam comer angu, feito de farinha de milho com água, mas a negra que servia alimento aos escravos, dava um jeito de esconder uns pedaços de carne sob esse angu. E o escravo, quando percebia que havia carne, disfarçava dizendo: "Nesse angu tem caroço", e é usado até hoje, quando se percebe que há algo de diferente.
09-O FIM DA PICADA= Eu sempre achei que se tratava de picada de inseto, mas na verdade, a picada, de que se trata essa expressão, é uma trilha feita na mata, com facão, por quem está nela, para abrir caminho e também sinalizar a volta. E, quando alguém desaparecia na mata, outras pessoas iam em busca dela por essa trilha (picada); ao chegar no final, sabia-se que foi dali que a pessoa sumiu, porque a trilha não continuava. E tratavam de voltar logo, para sair daquela situação ruim, de perigo. Ou seja, do fim da picada.
10-QUEBRAR O GALHO= Significa ajudar a resolver o problema de alguém. Sua origem vem de Exu quebra galho, que é uma entidade espiritual da umbanda, exímio dominador das florestas. E é muito procurado, por quem acredita, para ajudar a resolver problemas.