Ideologia e Utopia de Karl Mannheim

Karl Mannheim escreveu um magnífico livro, Ideologia e Utopia, desenvolvendo uma exuberante distinção epistemológica.

Entre dois conceitos básicos da literatura marxista.

As diferenças entre ideologia e utopia, quando que algo é ideológico politicamente, contrariamente, utópico.

A definição política do conceito em referência a ideologia, quando o conjunto das concepções, representações, as teorias justificarem a estabilização de um modelo político econômico, como projeto das elites dominantes.

O Estado é um instrumento de luta de classes, quem não entender tal etimologização, pelo fato de não ter cognição politica desenvolvida, será sempre um bestializado.

Como exemplo hoje, a defesa do Estado neoliberal, portanto, uma filosofia política conservadora.

O fundamento da exploração dos trabalhadores, por meio da concentração de renda, a produção da mesma pelo capital e não apenas através do trabalho.

As utopias ao contrario, ideias, representações, teorias que buscam a construção de outra realidade.

Com efeito, a destruição do modelo vigente, em substituição, a objetivação da divisão da renda, desenvolvimento econômico com equalização social.

Entretanto, na época de Karl Mannheim, o embate político econômico, efetivava- se por meio das contradições entre o liberalismo econômico e o socialismo.

Sendo assim, as ideologias prejudicam o processo civilizatório, a elaboração de um capitalismo para poucos, o Estado um instrumento da classe detentora do poder econômico.

As utopias, buscam formular um processo civilizatório humanista, não é possível o desenvolvimento humano sem equalização social.

A humanização não poderá ser sustentada em um capitalismo classista, seja qual for a natureza do capitalismo.

Em nossos dias existem dois modelos políticos econômicos em conflito, por um lado, o Estado neoliberal, por outro, o Estado social liberal.

Quanto mais o Estado for neoliberal do ponto de vista da economia, mais a nação é subdesenvolvida, o povo trabalhador será mais pobre.

Por outro, quanto mais o Estado for social liberal, a nação mais desenvolvida, pois o desenvolvimento econômico será completo atingindo todos os trabalhadores.

A base de qualquer desenvolvimento econômico é o consumo, sem o referido não existe produção, sendo que o consumo só é possível com a distribuição da renda.

Todavia, a renda distribuída será concretizada no modelo político econômico, denominado de social liberalismo.

Com efeito, o conceito de ideologia aplica-se ao neoliberalismo, utopia ao social liberalismo, exatamente desse modo, pensava o grande autor do livro, Ideologia e Utopia, Karl Mannheim.

Entretanto, em seu tempo, as duas terminologias, ideologia, liberalismo econômico, utopia, socialismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 18/09/2019
Reeditado em 18/09/2019
Código do texto: T6747706
Classificação de conteúdo: seguro