Explicação da ideologia filosófica de Nietzsche.
Qual é principal ideologia filosófica de Nietzsche, que o mundo é regido pelos fracos.
Em uma profunda dialética entre ações e reações, sendo que as reações nascem dos fracos.
Sua crítica parte da metafisica, como fundamento niilismo da existência, a negação da vida real.
Niilismo metafísico, a defesa da vida real a partir do paraíso, portanto, a fé recompensa a desgraça como forma virtude.
Para o cristão o que adianta ganhar tudo na terra e perder o que é eterno, a salvação da alma.
O niilismo de Nietzsche é uma veemente crítica as ilusões metafísicas, quando o cristão abandona o mundo real reagindo em defesa de uma realidade fictícia.
Motivo pelo qual deus precisa ser morto, para poder salvar o corpo, pois o cristão entende a realidade sendo o próprio espírito.
Com efeito, deus é uma armadilha humana, sem a morte de deus não haverá evolução cognitiva.
O futuro do mundo depende do ateísmo como esclarecimento filosófico.
Pois deus recompensa miséria como justifica da vida, negando a realidade, transcendendo o mundo real em defesa de um imaginário metafísico.
O cristão é aquele que nega a vida real e vive a ilusão da transcendência, motivo pelo qual Marx entendia a religião como opio do povo.
A morte é o fim de tudo, porém, para o cristão é o início da eternidade, ser cristão significa negar a transitoriedade.
Com efeito, o mundo real negado pelos fracos, possibilita os fortes vencerem.
Todavia, a vitória é dos fracos, pelo mecanismo da transcendência material da própria vida, oferecida aos fracos o céu construído por deus.
Nesse aspecto que a substancialidade niilista é o princípio do espírito destruído, a transitoriedade não existe como fundamento metafísico.
A única vida possível, é aquela determinada pela fraqueza biológica, na qual exaurem corpo e espírito em uma única junção.
Do ponto de vista da transcendência o homem não existe, o que há é a replicação da matéria pelo princípio evolutivo do corpo.
Pensar em deus é destruir corpo pela afirmação do espirito, o único modo de ser forte, entendendo o fundamento da matéria, através do mecanismo evolutivo da natureza.
A transcendência possível é a afirmação da transitoriedade como princípio, nas situações inferiores do corpo, como produto econômico e político.
Desse modo, a religião é a grande tragédia civilizatória.
Edjar Dias de Vasconcelos.