Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que é o conceito da hiper-realidade em Jean Baudrillard.

Jean Baudrillard filósofo,  trabalhou fenomenologicamente a questão da razão instrumentalizada, do ponto de vista ideológico.
Sobretudo, no entendimento  da cultura de massa.

Como compreender a mecanicidade da alienação estrutural cognitiva relacionado com o liberalismo econômico.
 A cultura como imposição do domínio politico.

A análise do fenômeno denominado de cultura de massa, refletido no   consumismo cultural,  resultado da hiper-realidade.

A  razão alienada  resultada da massificação sapiens, tal fenomenalidade  aconteceu a partir   da Revolução Industrial, quando a sociedade contemporaneamente,   deixou de ser refletida  na perspectiva das  classes sociais.

Nesse aspecto, o individuo perdeu a sua identificação como pessoa, passou a pensar com as padronizações culturais burguesas, sonhando ser  a própria burguesia.

Exatamente nesse momento ocorreu o mecanismo da razão instrumentalizada,  a neutralização da transformação da cultura e da sociedade.

A cultura  substancializada como  consumo da classe dominante, os indivíduos aderiram a banalização da referida,  transformando em sociedade bestializada, no Brasil fato político, cultural,   social,  vivenciado pela direita.

A leitura da etimologia qualificada de hiper-realidade, em síntese, o que é  tal denominação.

A cultura produzida por meio da mídia, a reprodução em nossos dias através das redes sociais, no seu sentido antropológico, como anti cultura, adoecendo a memória coletiva cognitiva.

Sendo assim, a cultura transformou-se em virtualidade, a pessoa perdeu a noção da representação da realidade, transformando-se  em zumbi,  a revelação  social e  antropológica,  produzindo a  psicopatia como  cultura psicológica.

A sociedade contemporânea,  exatamente a razão destruída, a compreensão hermenêutica manifestada pelo o domínio político,  como razão doente sustentada através dos meios de comunicação.


Edjar Dias de Vasconcelos.


 


 
Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/08/2019
Reeditado em 10/08/2019
Código do texto: T6716628
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Edjar Dias de Vasconcelos
São Paulo - São Paulo - Brasil
2951 textos (488415 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/19 06:18)
Edjar Dias de Vasconcelos