Melhor saber do que acreditar

Prefiro saber a acreditar cegamente em qualquer coisa. Por quê? Porque, quando adquirimos conhecimento, temos mais chance de tomar decisões acertadas, de não cometer atos errados achando que estamos "agindo certo". A ignorância é tão perigosa quanto a perversidade. Podemos desculpar uma pessoa que agiu de certa forma por ignorância, mas o fato de alguém não saber que algo poderia fazer mal não diminuirá os efeitos daninhos do ato errado. Para reforçar o que afirmo, posso citar vários casos de crenças que se provaram prejudiciais. Em muitos países, pratica-se a mutilação genital feminina por causa da crença de que as mulheres possuem partes impuras entre as pernas que devem ser extirpadas. Assim, pratica-se esse ato bárbaro acreditando-se que é a coisa certa a fazer. Vale lembrar que, embora muitos pensem que é um costume de países muçulmanos, tal prática é mais antiga do que a religião.

Na Idade Média, acreditava-se que cuidar do corpo era pecado e, devido a isso, não era costume tomar banho. Considerava-se lavar o corpo um ato pecaminoso, indecente. E, ainda hoje, por causa da ignorância e do preconceito, vemos gente acreditar tolamente que gatos pretos dão azar, corujas atraem a morte ou que passar debaixo das escadas terá consequências desastrosas.

A ignorância leva pessoas a acreditarem em teorias malucas da conspiração, como a de que existem grupos secretos controlando o mundo, que vacinas causam autismo, que a Terra seria plana, que certas músicas seriam satânicas e muitas outras histórias sem fundamento.

Apesar do conhecimento ser útil, pois nos permite saber melhor o que será bom ou não para nós, em essência, buscar o saber não é retratado de forma favorável em muitas mitologias. Na mitologia grega, Prometeu, por levar o fogo e conhecimento aos homens , é acorrentado a um rochedo e um abutre comerá seu fígado até que Hércules o salva. Na Bíblia, Adão e Eva são expulsos do paraíso após comerem do fruto do conhecimento e adquirirem ciência do bem e do mal. No entanto, analisando bem, o conhecimento, retratado na lenda bíblica com má vontade, proporciona ao ser humano maior liberdade. É a partir da consciência do certo e do errado que as pessoas podem ponderar que caminho seguir, o que precisam fazer. Em suma, o conhecimento não é negativo nem positivo. O que fará a diferença será o que fizermos com nosso conhecimento, que pode ser usado para coisas negativas como fabricar a bomba lançada em Hiroshima ou positivas, como a descoberta de vacinas contra a varíola ou paralisia infantil.

Adquirir conhecimento é interminável. Sempre haverá mais coisas a saber e isso só mostra o quanto podemos evoluir se assim o quisermos.