Quem é Jugen Habermas.

Jurgen Habermas, filósofo alemão, herdeiro acadêmico da Escola de Frankfurt.

Autor de diversas obras de filosofia é política social.

Habermas absorveu e reconstruiu diversas tendências epistemológicas, não apenas a superação do marxismo clássico, todavia, a reconstrução das várias hermenêuticas.

Tais quais: o pragmatismo, o materialismo histórico, a psicanálise, a filosofia da linguagem, a psicologia do desenvolvimento cognitivo, e a reformulação weberiana.

Por fim, o desenvolvimento da consciência moral da racionalidade comunicava, na superação da acepção metafísica.

A destruição da racionalidade instrumental impondo a lógica dialética da inter subjetividade comunicativa, pelo mecanismo dialógico.

A criação do conceito preciso entre o entender e o compreender, no sentido de substanciar o acordo epistemológico.

Desse modo, define o dialogo constante, inter subjetivo na transformação política do iluminismo contemporâneo.

O conceito social do liberalismo econômico, na denominação do social liberalismo, na elaboração de consenso da ética do discurso.

A retomada da questão da moral, a respeito do direito e da democracia, a reflexão da ética, da tecnologia e da genética.

Supera o positivismo lógico, o liberalismo clássico, reconsiderando o neo-marxismo, na eliminação da ortodoxia, na sustentação do novo modelo político, o ideário social liberal.

Exerce influencia no mundo todo, pela sua metodologia epistemológica, define como o filósofo que procura destruir todas as formas de irracionalidades, não apenas no passado, mas sobretudo, no presente.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/06/2019
Reeditado em 01/06/2019
Código do texto: T6662465
Classificação de conteúdo: seguro