Tema redação de vestibular: Nascimento e evolução das diversas filosofias iluministas, o carater falso dos iluminismos.

Com o desenvolvimento do capitalismo, o nascimento do novo Estado político, com a industrialização.

Séculos XVII e XVIII, com ascensão da burguesia, a nova classe social, a tomada de consciência que a razão resolveria os problemas do mundo.

Desse modo, nasceu a Filosofia Iluminista ainda hoje em pleno desenvolvimento.

A Filosofia racionalista, com a evolução da Revolução Industrial ao longo dos anos, o sucesso da ciência em diversos campos.

Química, matemática, física, levaram aos filósofos ao desenvolvimento da ideia do progresso contínuo.

A crença na razão e na tecnologia as condições objetivas impulsionando a história em direção da melhoria da vida humana.

O nascimento e desenvolvimento do Estado moderno, o liberalismo econômico, em nossos dias neoliberalismo.

Com efeito, o surgimento do movimento cultural no século XVIII denominado de Iluminismo ou Ilustração, entendido como Filosofia das Luzes.

Tal movimento passou por diversos momentos históricos, por um lado, liberalismo econômico versus socialismo, por outro, neoliberalismo versus social liberalismo.

Hoje a principal contradição está entre dois movimentos políticos econômicos, neoliberalismo e social liberalismo.

Desenvolvimento econômico objetivando a concentração da renda, o estabelecimento do capitalismo financeiro, cuja natureza política do Estado fundamenta no neoliberalismo.

Social liberalismo, o capital como sustentáculo da produção, contrario, a especulação financeira, desenvolvimento com a renda distribuída, capitalismo com inclusão social por meio da iniciativa privada.

Nesse novo estágio do Iluminismo, duas tendências políticas, esquerda e direita, sendo a esquerda associada ao novo Iluminismo, a defesa do social liberalismo.

Portanto, desenvolvimento econômico sem pobreza, como o Norte da Europa, Alemanha, Inglaterra, Canada, Austrália, França, Bélgica, Japão, Coreia do Sul, por último Portugal.

Os demais países ideologias liberais ou neoliberais, desenvolvimento econômico com pobreza, são economias em geral sustentadas por ideologias neofascistas.

Nesses países a sociedade não tem futuro econômico, caso tipicamente brasileiro, façamos a verdadeira revolução Iluminista, contrariamente, uma terra de milhões de pobres e miseráveis.

Tema de redação de vestibular.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 24/05/2019
Reeditado em 24/05/2019
Código do texto: T6655145
Classificação de conteúdo: seguro