O NAZISMO ERA DE DIREITA OU DE ESQUERDA?
O conceito ideológico do que realmente foi o nazismo, e porque a esquerda aparentemente chegou a esta conclusão de que Hitler era de Direita, foi pelo simples fato do sanguinário líder Alemão combater e odiar os Comunistas Soviéticos e deixar os meios de produção nas mãos de empresários nacionais.
Hoje sabemos pelas análises das políticas do governo de Hitler que ele era sim um socialista, não um socialista marxista leninista, e sim um que aproveitou de certas ideias do comunismo que pode lhe fortalecer como ditador e líder, e assim, o governo Alemão praticou um socialismo Estatal desvinculado do socialismo marxista, e mesmo que os meios de produção tenham continuado a pertencer à iniciativa privada, o governo os controlava em tudo, centralizando sua produção e direcionando toda a força de trabalho para a fabricação de armas e equipamentos bélicos, nisto, as empresas e suas condutas eram tecnicamente dirigidas pelo Estado nazista.
O controle dos meios de produção sempre foi uma politica socialista, com isso, Hitler praticou o que é chamado metacapitalismo, que por definição é a situação que envolve empresários que não gostam da livre concorrência, instituições que abertamente defendem doutrinas socialistas e, em alguns casos, governos de viés socialista, com a finalidade de se manter projetos de poder que visam destruir a sociedade a qual conhecemos.
O que também caracteriza o controle do Estado nazista sobre os empresários é a falta de livre concorrência estrangeira característica de governos liberais e de direita, a produção dos bens de consumo se limitou a armas e a um comercio interno, com uma abertura econômica no limite necessário somente para abastecer o país em gêneros alimentícios e vestuários, pois a mão de obra interna de homens e inclusive de mulheres e crianças eram direcionadas para a fabricação de armas e componentes explosivos.
Era o governo alemão e não o proprietário privado nominal quem decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem seria distribuído, bem como quais preços seriam cobrados e quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seria permitido ao proprietário privado nominal receber.
O Nacional Socialismo Alemão, não tinha o nome “socialismo” só de enfeite, este nome revelava a diretriz ideológica que seria praticada, mais de forma diferente do Socialismo marxista e assim para diferenciar, Hitler propôs a junção dos nomes “Nacional- Socialismo” para “Nazismo”, criando assim seu próprio víeis ideológico característico, com aspectos liberais de direita e aspectos socialistas de esquerda, transformando em um nuances parecido com o metacapitalismo, a mesma politica mesclada que Lula praticou no Brasil nos primeiros anos de governo ( que tranquilizou a mídia que tinha medo do estabelecimento pleno e logo do comunismo, e assim chamaram Lula de “Lulinha Paz e Amor”), que estava evoluindo aos poucos para uma plataforma socialista plena.
Por mesclar diferentes e divergentes ideologias politicas econômicas, a análise desta época e do governo Hitlerista se torna de difícil compreensão, pois a identidade ideológica continha porções quase equivalentes. No entanto, ao deixar claro o controle dos meios de produção do país pelo Estado Nazista, e a permanência do nome socialismo entrelaçado ao nazismo, entendemos a clara inclinação da Alemanha nazista à esquerda. Sendo assim, por ter este caráter dúbio, o nazismo se torna algo de difícil interpretação para aqueles que já têm uma pré-disposição em defender a esquerda, pois o víeis espectral requer uma profunda junção de nuances e analises de toda a sua conduta de governo. Por todas essas analises se chega à conclusão de que Hitler era sim de esquerda.
Ludwig von Mises falou que o verdadeiro conteúdo da propriedade dos meios de produção residia no governo alemão. Pois era o governo alemão e não o proprietário privado nominal quem decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem seria distribuído, bem como quais preços seriam cobrados e quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seria permitido ao proprietário privado nominal receber.
A verdade é que, o nazismo hitlerista foi de inclinações socialistas-metacapitalista, a esquerda brasileira e os esquerdistas historiadores do mundo analisam e enxergam aquilo que querem ver, pois a “mente ver o que escolhe ver”.