Os 6 passos para ser tornar uma escola referência em ensino
Os 6 passos para se tornar uma escola referência em ensino
Educação
Para uma escola ser referência em ensino, ser reconhecida como uma instituição moderna e dinâmica, alguns aspectos devem ser observados e certos processos devem ser cumpridos. Entre outras coisas, é necessário um excelente sistema de ensino, ótimos professores, além de ótimos gestores e coordenadores. Conheça, abaixo, quais os passos para uma escola se tornar essa referência.
Ter um ótimo sistema de ensino
Ainda hoje, a maioria das escolas utilizam métodos tradicionais de ensino, do tempo dos nossos avós. Esses sistemas valorizam a quantidade de informação e temas de pouco significado para o aluno. Na hora das provas, são realizados questionários que servem apenas para medir o quanto de conteúdo foi assimilado pelo estudante.
Um sistema de ensino de excelência vai na contramão desses conceitos anacrônicos. A criatividade deve ser o principal encaminhamento, casada com a pesquisa e produção de conhecimento. Claro, tudo isso de acordo com as diretrizes do MEC para o nível de educação com o qual a escola trabalha.
Existem sistemas privados de ensino que podem ser contratados pela escola. Normalmente eles oferecem pacotes com materiais didáticos e cronogramas para alunos e professores e acessos a sítios eletrônicos educativos. O ideal é que o método dê liberdade aos professores para inserirem conteúdos relacionados à realidade local.
Possuir ótimos professores
Como ter uma ótima escola sem ótimos professores, não é mesmo? Seguindo a lógica do item anterior sobre o sistema de ensino, o professor da escola moderna tem de enxergar à frente. O docente deve ser questionador e, principalmente, deve estimular a curiosidade dos alunos e dar condições de circulação de conhecimento na sala de aula.
O professor na sala de aula tem de permitir a troca de informações e exercitar o conteúdo preferencialmente de forma lúdica, com diversão e prazer.
Possuir didática atual
Ainda são poucas as escolas que buscam inovação em seus métodos e processos. Para se destacar, então, tenha sintonia com o mundo moderno. A sua escola tem de lançar mão de tudo o que a tecnologia atual pode oferecer em questão de ensino, visando à qualidade da educação.
Lousas digitais, conteúdo interativo e aulas fora do ambiente engessado da sala ajudam no processo de aprendizagem.
Ótimos gestores e coordenadores
A equipe de gestão escolar, obviamente, é a principal responsável pelo sucesso da instituição. A diretoria deve ser aberta, transparente e atenta aos interesses da comunidade à qual está inserida.
Para uma gestão de referência, o responsável deve tomar alguns passos, são eles:
– Envolver toda a equipe de gestão e demais funcionários no planejamento das atividades.
– Estabelecer metas a serem alcançadas em determinado período.
– A principal preocupação do gestor deve ser com o aprendizado dos alunos.
– O gestor não precisa ser especialista em todas as matérias, mas deve saber reconhecer quais os elementos fundamentais de cada uma.
Por fim, o diretor não deve jamais se ater apenas aos assuntos burocráticos da escola. Não saber o que acontece nas salas de aula é o principal erro que o gestor pode cometer.
Possuir boa infraestrutura
As escolas devem se preocupar com o espaço físico da sala de aula e do prédio como um todo. Essa questão tem influência direta no aprendizado. Um espaço composto apenas por carteiras, lousa e cortinas, por exemplo, é pouco estimulante para os alunos de hoje.
Salas-ambiente funcionam melhor. Numa sala-ambiente de biologia, por exemplo, pode conter espécies de plantas e instrumentos de laboratório. As mesas devem ser dispostas de maneira a facilitar o trabalho em equipe.
A quantidade de alunos por sala de aula também é um fator a se atentar. Salas com 30, 40 ou 50 alunos tendem prejudicar a qualidade do ensino, pois não é possível um atendimento individualizado nesses casos. Além disso, o excesso de alunos propicia indisciplina. O ideal é a sala comportar em torno de 15 alunos.
A escola deve oferecer estrutura acessível aos alunos com necessidades especiais. Devem ser observados também aspectos como luminosidade, ruído e ventilação dos ambientes.
Ótimo sistema de gestão
Aqui, novamente, é importante lançar mão das tecnologias que o mundo de hoje pode oferecer. Por meio de aplicativos e sistemas de gestão que podem ser contratados pela internet é possível promover o crescimento da sua instituição.
Esses sistemas ajudam o gestor em diversos aspectos. Veja alguns deles:
– Visualizar índices de desempenho em tempo real.
– Reduzir a inadimplência.
– Controle de contas a pagar e a receber.
– Integrar todos os setores e unidades.
– Permitir o acesso para gestores, professores, pais e alunos.
– Reduzir o tempo nos procedimentos burocráticos.
Como vimos, os passos para se tornar uma escola de referência em ensino convergem para o uso das novas tecnologias e procedimentos. E você, o que acha que pode transformar uma instituição em um modelo a ser seguido?