A rivalidade entre personagens
Um desenho que fez muito sucesso nos anos 80 e que ainda hoje é lembrado com saudade por muitos adultos é Defensores da Terra, em que heróis como Flash Gordon, Mandrake, Lothar e Fantasma, com seus respectivos filhos, defendiam o planeta Terra de Ming, o impiedoso. Era um desenho bastante bom e que muitos hoje podem assistir pelo Youtube.
Acompanhando os capítulos, há um que chama a atenção. Nele, os três filhos dos heróis, Rick Gordon, Jedda e LJ (Lothar Junior) pegam umas naves para competir e ver quem é o melhor. Seus pais lhes dão umas grandes broncas, reclamando de suas atitudes e dizendo que são uns tolos. No final do episódio, eles aprendem sobre união e que o mais importante é que aprendam a trabalhar juntos usando seus talentos.
Bem, a mensagem final é realmente bastante educativa, mas há pontos a considerar, principalmente porque a bronca dos pais pareceu exagerada. O que eles estavam fazendo de errado ao competir para ver quem pilotava melhor? Vejamos a faixa etária dos garotos:todos pareciam ter cerca de dezesseis anos. Nesta idade, o espírito de competição é bastante normal. Adolescentes lutam por autoafirmação e para se destacar em algo e, ao competir, alguém pode lutar para fazer o seu melhor. Teria ficado mais bem colocado se os pais - que parecem ter esquecido que já tiveram essa idade nesse episódio e, portanto, competiam com seus amigos e outros jovens - lhes dissessem que competir era normal, porém que o mais importante era eles aprenderem a se unir nas horas necessárias.
Além disso, quantas histórias não têm como pontos fortes a rivalidade entre personagens? Que seria de Street Fighter sem a rivalidade dos amigos Ryu e Ken? Os dois eram os melhores amigos, mas competiam entre si. Outra história com personagens rivais é Yu yu hakusho, em que Kuwabara e Yusuke, dois delinquentes juvenis, começam como rivais mas depois se tornam detetives sobrenaturais e se unem para enfrentar demônios. Aliás, desde o começo, pode-se notar que Kuwabara e Yusuke, embora fossem rivais, tinham um grande respeito mútuo. De uma forte rivalidade, podem surgir respeito e amizade. Também podemos mencionar Dragon Ball, com Goku e Vegeta. Ambos são rivais e inimigos no começo, porém se tornaram aliados e se podia ver que um admirava o outro. E o famoso desenho das Tartarugas Ninja perderia metade de sua graça se não fossem as constantes brigas de Raphael e Leonardo. Um vivia a brigar e implicar com o outro e não era incomum que os quatro irmãos competissem entre si para ver quem era o melhor nas artes marciais.Como adolescentes, eles se desentendiam e queriam se afirmar. Entretanto, quando era para combater seu inimigo, uniam-se e esqueciam as diferenças entre eles.
Enfim, rivalidade entre pessoas que fazem parte de uma mesma história, especialmente se forem adolescentes, pode fortalecer bastante a trama. Uma certa disputa é normal e - até certo ponto - saudável nessa faixa etária. No caso da história dos Defensores da Terra, os pais não precisavam ter ido tão longe na bronca, agindo como se os garotos tivessem feito algo errado porque, na verdade, não estavam.