A hermenêutica do samba enredo Gaviões da Fiel de 2019, o diabo vencendo Jesus apenas uma metáfora, sem preconceito.

Gaviões da Fiel - Samba-Enredo 2019

A bancada evangélica acusa Gaviões da Fiel como prática de intolerância religiosa.

Em seu samba enredo a saliva do santo e o veneno da serpente.

A Gaviões da Fiel encenou Jesus sendo derrotado pelo diabo

gerando revolta nas redes sociais, por ignorância cultural.

Farei a minha hermenêutica epistemológica.

Sou ateu, não acredito em deus e muito menos no diabo.

Todavia, a escola de samba quis fazer uma interpretação crítica da fé.

A existência de uma guerra entre o evangelismo pentecostal e as diversas formas de espiritismo.

Essa guerra reflete entre o cristianismo pentecostal e o povo de origem africano.

Retratado no mundo político.

Brancos e negros.

Ricos e pobres.

Portanto, sendo que os negros nordestinos têm uma opção política pela esquerda.

Os pentecostais pela direita.

A letra é magnifica, trata-se do Jesus imaginário pentecostal politizado ideologicamente.

Entretanto, jamais da verdadeira Cristologia.

A hermenêutica do Samba Enredo Gaviões da Fiel de 2019.

O samba é uma metáfora.

Faz uma crítica ao contrário, sendo a fé em Jesus intolerante.

O espiritismo é tratado pelos evangélicos pentecostais como diabólico.

A sendo a cultura africana satânica.

Responde a hermenêutica africana,

o meu santo é forte não adianta me picar,

Sou gavião uma ave poderosa pode acreditar.

Não aceita traição refere ao povo pobre que escolheu a outra ideologia, através do pentecostalismo.

Negando a própria origem fazendo uma escolha política que leva a miséria do povo.

Refere a serpente, a escolha propositada por meio do evangelismo.

Usando a figura de Jesus, como se fosse defensor dos ricos.

Quando o referido é defensor dos pobres, crítica a fé como uso político.

Mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino do céu.

Transforma o veneno da serpente, como erva santa, para curar a dor dos que sofrem.

Não adianta ficar do lado da nobreza, referindo a burguesia, pois a aspiração é tomar café em paris.

Não quer mudar o Brasil em benefício dos empobrecidos.

Vou mudar para Bahia, como expressão do espiritismo.

No terreiro está a força da magia.

Espalha pelo ar nossa ideologia,

já que o espiritismo é diabólico,

O satanismo vencerá Jesus,

grita Saravá o símbolo africano.

Salve o santo guerreiro

São Jorge Padroeiro

Mulher, mulher, mulher

Quem te viu e quem te vê.

O que embaça se perdeu virou fumaça

liberdade prá você.

A defesa das mulheres nos terreiros, criando a cultura de resistência.

As duas opções políticas.

De um lado, o neoliberalismo de direita, de outro, o social liberalismo de esquerda.

Pentecostalismo versus espiritismo.

A luta pelo desenvolvimento econômico, com a distribuição da renda, objetivando equalização social.

Quando refere que o diabo vencerá Jesus.

Duas figurações hermenêuticas, não se trata da figura do diabo, muito menos de Jesus como deus.

A cultura espírita africana em sua diversidade é considerada como satânica, desse modo, o diabo vencerá Jesus.

Refere-se a mais exuberante exegese, os pobres oriundos da África vencerão, devido a escolha política correta.

Magnífica letra, magnífico samba enredo.

Não existe absolutamente por parte da escola nenhuma forma de preconceito.

O que há é ignorância no entendimento hermenêutico da letra.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 06/03/2019
Reeditado em 06/03/2019
Código do texto: T6590991
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