A hermenêutica do samba enredo Gaviões da Fiel de 2019, o diabo vencendo Jesus apenas uma metáfora, sem preconceito.
Gaviões da Fiel - Samba-Enredo 2019
A bancada evangélica acusa Gaviões da Fiel como prática de intolerância religiosa.
Em seu samba enredo a saliva do santo e o veneno da serpente.
A Gaviões da Fiel encenou Jesus sendo derrotado pelo diabo
gerando revolta nas redes sociais, por ignorância cultural.
Farei a minha hermenêutica epistemológica.
Sou ateu, não acredito em deus e muito menos no diabo.
Todavia, a escola de samba quis fazer uma interpretação crítica da fé.
A existência de uma guerra entre o evangelismo pentecostal e as diversas formas de espiritismo.
Essa guerra reflete entre o cristianismo pentecostal e o povo de origem africano.
Retratado no mundo político.
Brancos e negros.
Ricos e pobres.
Portanto, sendo que os negros nordestinos têm uma opção política pela esquerda.
Os pentecostais pela direita.
A letra é magnifica, trata-se do Jesus imaginário pentecostal politizado ideologicamente.
Entretanto, jamais da verdadeira Cristologia.
A hermenêutica do Samba Enredo Gaviões da Fiel de 2019.
O samba é uma metáfora.
Faz uma crítica ao contrário, sendo a fé em Jesus intolerante.
O espiritismo é tratado pelos evangélicos pentecostais como diabólico.
A sendo a cultura africana satânica.
Responde a hermenêutica africana,
o meu santo é forte não adianta me picar,
Sou gavião uma ave poderosa pode acreditar.
Não aceita traição refere ao povo pobre que escolheu a outra ideologia, através do pentecostalismo.
Negando a própria origem fazendo uma escolha política que leva a miséria do povo.
Refere a serpente, a escolha propositada por meio do evangelismo.
Usando a figura de Jesus, como se fosse defensor dos ricos.
Quando o referido é defensor dos pobres, crítica a fé como uso político.
Mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino do céu.
Transforma o veneno da serpente, como erva santa, para curar a dor dos que sofrem.
Não adianta ficar do lado da nobreza, referindo a burguesia, pois a aspiração é tomar café em paris.
Não quer mudar o Brasil em benefício dos empobrecidos.
Vou mudar para Bahia, como expressão do espiritismo.
No terreiro está a força da magia.
Espalha pelo ar nossa ideologia,
já que o espiritismo é diabólico,
O satanismo vencerá Jesus,
grita Saravá o símbolo africano.
Salve o santo guerreiro
São Jorge Padroeiro
Mulher, mulher, mulher
Quem te viu e quem te vê.
O que embaça se perdeu virou fumaça
liberdade prá você.
A defesa das mulheres nos terreiros, criando a cultura de resistência.
As duas opções políticas.
De um lado, o neoliberalismo de direita, de outro, o social liberalismo de esquerda.
Pentecostalismo versus espiritismo.
A luta pelo desenvolvimento econômico, com a distribuição da renda, objetivando equalização social.
Quando refere que o diabo vencerá Jesus.
Duas figurações hermenêuticas, não se trata da figura do diabo, muito menos de Jesus como deus.
A cultura espírita africana em sua diversidade é considerada como satânica, desse modo, o diabo vencerá Jesus.
Refere-se a mais exuberante exegese, os pobres oriundos da África vencerão, devido a escolha política correta.
Magnífica letra, magnífico samba enredo.
Não existe absolutamente por parte da escola nenhuma forma de preconceito.
O que há é ignorância no entendimento hermenêutico da letra.
Edjar Dias de Vasconcelos.