Só para pessoas inteligentes

Um pouco de história sobre o imperialismo yankee.

Quem é culpado? EUA ou a Grande América.

Se você fosse sírio e estivesse em Alepo, a quem culparia pela devastação em que se encontra a antiga Mesopotâmia e a Pérsia? Bashar al-Assad ou os EUA?

Se você fosse líbio e estivesse em 2011 em Trípoli, a quem culparia pelas ruínas? Muammar Kadhafi ou os EUA?

Se você fosse iraquiano e morasse em Bagdá em 2006, a quem culparia pelos destroços que restaram do Empório Cultural que legou à humanidade as 'Mil e uma noites'? Saddam Hussein ou os EUA?

Se você fosse haitiano e em 1994 estivesse em Porto Príncipe, a quem culparia pela crise social? O presidente eleito Jean Bertrand Aristide ou os EUA?

Se você fosse granadino e morasse em 1983 em Saint George, a quem culparia pelo desabastecimento? O presidente Maurice Bishop ou os EUA?

Se você fosse chileno e morasse em Santiago em 1973, a quem culparia por haver tantas filas para comprar comida? O presidente Salvador Allende ou os EUA?

Se você fosse vietnamita e estivesse em 1968 em Saigon, a quem culparia pelos camponeses e crianças queimados pelo napalm? O presidente Ho Chi Minh ou os EUA?

Se você fosse dominicano e morasse em Santo Domingo em 1963, a quem culparia pela instabilidade política? O presidente João Bosch ou os EUA?

Se você fosse guatemalteco e estivesse na capital em 1954, a quem culparia pela crise econômica? O presidente Jacobo Arbenz ou os EUA?

Se você é venezuelano e mora em Caracas, Maracay, San Cristóbal, Valência, Porto Ayacucho ou outro lugar, acha que o culpado pelas filas para comprar comidas, medicamentos ou produtos de higiene é o presidente Nicolás Maduro?

Se você não sabe dessas coisa deve mudar a forma como obtém informações, pois se você não sabe quem aplicou um bloqueio comercial, econômico e financeiro a Cuba de 1960 até hoje, também não deve saber o que de fato está ocorrendo na Venezuela.

Se você é japonês e não sabe quem lançou uma bomba atômica sobre Hiroshima em agosto de 1945 e outra, três dias depois, sobre Nagasaki; se você não sabe quem assassinou o presidente nicaraguense Augusto César Sandino em 1934. Se você ignora que Califórnia, Nevada, Utah, Novo México, Arizona, Texas, grande parte do Colorado e do Kansas eram do México até 1848; se você ignora quem destruiu os acampamentos argentinos nas Ilhas Malvinas expulsando a maioria dos habitantes de Puerto Soledad em 1831; se você desconhece quem planejou assassinar o presidente Simon Bolívar em 1828 e desmembrar a República da Grande Colômbia em 1829, então você não está estudando direito. Leia a definição de capitalismo selvagem feita por Simon Rodriguez: "Uma doença causada pela 'sede insaciável de riqueza'. Preste atenção quando ele nos convida a abrir a história, assim forjamos a consciência e poderemos saber sempre quem é o culpado, o forte ou o fraco".

(Fonte: Rebelde con causa)