A Influência do Rei D. João III no Brasil do terceiro milênio

Muitos jovens, falam assim: Olha "seo" Manoel Vitório, a História é coisa do passado, porém eu, lhes digo: Nós temos muitas coisas do passado, inclusive de Portugal Império influenciando nossa cultura, musica, poesias, teatro, politica etc...

Se voltarmos a ler a história das Capitanias hereditárias no Brasil, veremos que o Rei D. João III de Portugal, preocupado com a ocupação do território colonial, o roubo de pau Brasil e contrabando, foi o que criou as chamadas Capitanias hereditárias e todas as medidas correlatas e disciplinadores dessa Lei da Corte Portuguesa que na época governava o Brasil colonial e outras terras além mar da Terra de Camões...

Olhando os Presidentes, Governadores, Prefeitos e até alguns irmãos , filhos, cunhadas, cunhados, tios, esposas e até mães e primos, até destas autoridades "eleitas", nos dias atuais de nosso estado de MS, nossas cidades e até do Brasil vemos os efeitos bons e negativos desta cultura que vem de quase 400 anos atrás, quatro SÉCULOS, é claro que tivemos esposas extremamente discretas, vale citar Dona Lucy Geisel, Dona Dulce Figueiredo, Dona Ruth Cardoso e até, me arrisco a citar a jovem Marcela Temer, que apesar de todas as criticas ácidas a seus esposas Presidentes e toda atribulação em relação aos momentos difíceis e até trágicos destes governos , sempre mantiveram atitude publica extremamente discretas, por mais que se queira critica-las, Não falo isso para elogiar este ou aquele governo, pois quem me conhece sabe minha posição sobre o Governo Ernesto Geisel e Garrastazu Médice e mesmo Temer.

Isso , não quer dizer que não conversavam com seus esposos e governantes e até poderiam influencia-los, mais do que se imagine, mas admiro simplesmente a forma discreta e elegante com a qual se portaram, de forma muito inteligente.

Mas, vemos também trágicas situações de nepotismos e interferência de familiares em mandatos de Governadores, Prefeitos e até Presidentes que transformaram a vida dos eleitos em verdadeiros inferno, desvios, escândalos e até corrupções, como foi o caso de uma Prefeito em Campinas, que acabou saindo do cargo e viu a sua administração virar uma fuzarca.

Quando apoiamos um candidato ou candidata Majoritário ou candidata que coloca o coletivo da familia a frente, enfrentaremos situações bem complicadas, As vezes você não SABE QUEM MANDA e , muitas vezes, somos obrigados a sair, pedir exoneração ou se afastar, para evitar coisas piores. A familia e a esposa dos governantes, podem ser discretos e a até ajudar o Cabeça, mas dependendo de como interferem, podem causar um estrago e atingir além do Mandatário eleito, colaboradores importantes do seu grupo politico e até a população da cidade, do estado ou país conforme for o caso.

Com mais de 20 anos participando de eleições, mandatos, sendo candidato e tendo ocupado cargos público simples por muitos anos como Assessor, Como Executivo de órgão de Estados e até mesmo tendo uma rápida passagem como deputado federal em Brasilia e participado de apoio a muitas campanhas, Eu me arriscaria dizer que os candidatos a Prefeito, Governador, Presidente e mesmo cargos de senado e deputados federais etc...Precisam ter uma conversa muito honesta com seus parentes, irmão, cunhados, esposas, pais etc...E ter uma compreensão clara do significado de UM MANDATO PÚBLICO, Ou jamais nos livraremos da parte e dos vícios negativos da influencia de D. João III presente ainda hoje em nossa República.

A familia precisa ser preservada e respeitada, pois queiramos ou não é a célula-máter da sociedade, mas ela precisa compreender que em uma República a prioridade máxima devem ser as familias que não tem entes no poder, mas são elas que decidem e votam, para colocar as pessoas no poder. Só os votos familiares não elegem NINGUÉM!

Em muitos casos percebi claramente que quem tinha o poder de fato não era o mandatário, mas irmãos cunhados, esposas...Uma coisa é ter a capacidade de ouvir a todos, inclusive a familia, mas daí a deixar as pessoas que não foram eleitas atropelarem e tomarem a frente de um mandato, é extremamente complicado a qualquer Republica e até numa simples associação de bairro.

Assim,volto a frisar com minha modesta experiencia de vida, de eleitor e cidadão. As grandes esposas e familiares de autoridades públicas importantes, Tem Em sua seriedade e discrição um dos maiores atributos e podem sim ajudar muito, Mas se manterem a filosofia das Capitanias Hereditárias , achando-se donos do poder acima de tudo, podem conduzir ao governante e a nação ao BURACO. Apesar de conhecer pessoalmente em Brasilia o filho do Sarney, uma pessoas bem preparada e que, como deputado fui recebido muito educadamente em seu gabinete Ministerial para tratar de Recursos para o Pantanal de nosso país, sempre fui critico ao clã Sarney que fez do Maranhão verdadeira Capitania hereditária, e também em minha região MS onde tem uma só família com mais de 8 membros enfiados nos mais altos cargos da República, um verdadeiro feudo familiar, sem contar que ainda vi no governo do Lula, de "esquerda", como se diz, dois Ministros dormindo na mesma cama, mulher e marido ministros, nada contra pessoalmente, Mas todos hão de convir que essa não é nenhuma receita ideológica, mas herança de nosso simpático Rei Português D. João III kkk, como diriam os jovens nas redes sociais... Assim, um Brasil que ostenta mais de 12 milhões de desempregados, tem familias que detém grandes parcelas não só de bens, fazendas e terras agricultáveis,,,MAS O VERDADEIRO PODER DA HEREDITARIEDADE Que privilegia apenas as suas familias e as coloca a salvo de toda e qualquer crise e falta de recursos ....Ad Eternum. Assim, há de fato algo, bem acima do "minions", "mortadelas" e ideologias no Brasil do Terceiro Milênio....Nossa modernas Capitanias da hereditariedade....SALVE O REI DA COLONIA!

Tive um amigo jornalista-marqueteiro de um politico, ele me confidenciou: -Vitório, só aguento essa humilhação no governo, porque preciso muito desse dinheirinho do salário, ou cairia fora, A família, a mulher e os irmãos do chefe é que mandam de verdade, E se você contraria seus mimados filhos, mulher, irmãos e cunhados, leva até puxão de orelha e tapinha na cara.