Especialistas em Kant contestam Olavo de Carvalho

Conheço pouquíssimo de Kant e Olavo por suas polêmicas com a Pepsi de fetos, o nazismo de esquerda e pelas tentativas incansáveis e rasas de desmoralizar professores, a pesquisa, a universidade, a cultura e a ciência no Brasil.

Olavo foi contestado por três professores universitários de filosofia. Todos especialistas em Kant, dois de universidades federais e um da USP. A pedido do jornal o Globo, matéria "Olavo de Carvalho está errado e não entendeu Kant", de 10/02/2019¹, especialistas analisaram vídeos aula em que Olavo tratava sobre Kant. São eles:

Maurício Keinert, professor de filosofia moderna na Universidade de São Paulo (USP).

Maria Borges, professora de filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidente da Sociedade Kant Brasileira.

Daniel Tourinho Peres, professor especializado em filosofia alemã da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo reportagem do Globo, os três especialistas foram chamados para analisar uma aula on-line em que Olavo tratava sobre o filósofo alemão Emanuel Kant, o acusando indiretamente, junto com o Iluminismo, pelo assassinato de milhares de cristãos.

Resumidamente, os especialistas contestaram que o pensamento de Kant pudesse ser lido como uma oposição ao cristianismo.

Não assisti as aulas on-line onde Olavo constrói esta relação, mas vamos a questão que me interessa:

>>> Como Olavo pode estar mais certo que três especialistas em Kant e toda uma literatura que não o aponta como inimigo do cristianismo ou associado a perseguições e assassinatos dos mesmos?

>>> Quer dizer que se um grupo de pessoas começa a denegrir a imagem de um outro, criticando seus dogmas e filosofias, este grupo se torna responsável por um outro grupo assassinar estes que foram criticados?

Vamos a um exemplo prático, os olavistas vivem difamando petistas e esquerdistas em geral que eles colocam em um mesmo saco chamado de comunismo. Difundem teorias da conspiração e associa a eles um monte de coisas ruins. Se no futuro esquerdistas fossem assassinados por suas ideologias, os responsáveis seriam os olavistas de hoje?

Sabemos que antes de Hitler estabelecer a Solução Final contra os judeus, já havia certo antissemitismo disseminado não só na Alemanha como em outros países da Europa. O Nazismo acentuou e operacionalizou para fins políticos preconceitos e discriminações pré-existentes.

Aqueles que propagavam o antissemitismo antes mesmo que Hitler tivesse nascido teriam responsabilidade sobre o Holocausto judeu?

"A inclusão do antissemitismo na cultura judaica, como uma constante universal1, foi incentivada pelas elaborações teológicas do catolicismo e do islã, que justificaram, sob perspectivas diferentes, o destino trágico dos judeus já que rejeitavam aderir às novas revelações. O resultado foi que o antissemitismo assumiu, nas várias religiões monoteístas, um estatuto, por assim dizer, teológico, isto é, um sistema de crenças que se autorrepresenta como eterno e, portanto, localizado fora da história." fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300005

A Igreja Católica seria responsável, ainda que indiretamente, pelo holocausto de 6 milhões de judeus?

>>> O que leva tantas pessoas a admirarem, alimentarem a autoridade e o prestígio de quem comete tantos erros de compreensão de obras, de pesquisa de fontes, fora o discurso de ódio e uso desavergonhado de falácias?

> Será que isto é por que ele ajudou a detonar o PT e a esquerda me geral?

¹https://oglobo.globo.com/sociedade/olavo-de-carvalho-esta-errado-nao-entendeu-kant-dizem-tres-nomes-de-destaque-da-academia-brasileira-23440419

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 12/02/2019
Código do texto: T6572777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.