Ensinando Kant para Olavo de Carvalho.
Olavo de carvalho, já que você tem dificuldade em compreender Filosofia em geral, particularmente o pensamento de Kant.
Com toda humildade explicarei a vossa pessoa, os fundamentos da teoria filosófica de Kant.
Farei alguns vídeos explicando os diversos aspectos da epistemologia de Kant.
Analisarei sobretudo, a sua principal obra.
A Crítica da Razão Pura.
Kant é muito difícil para ser entendido, senhor Olavo de Carvalho, é natural ter dificuldade em compreender o referido filósofo.
O primeiro aspecto em referência a obra citada, a preocupação de Kant é com a teoria do conhecimento.
Portanto, como se fundamenta epistemologicamente a fenomenologia em Kant, parece ser o seu não entendimento.
Desse modo, explicitarei sinteticamente.
Com efeito, qual é o questionamento de Kant a respeito da cognição epistemológica.
A impossibilidade de conhecer a verdade enquanto verdade, para Kant a mesma é inexiste em sua objetividade.
Sendo assim, o saber transforma-se em ideologia, sobretudo, fenomenologicamente.
O senhor parte do princípio, que a ideologia é algo ligado a esquerda, quando Kant refere a qualquer hermenêutica.
Portanto, o senhor realmente não conhece epistemologicamente o pensamento de Kant.
O primeiro equívoco da vossa pessoa a respeito do conhecimento em referência a Kant.
Na verdade o senhor não tem conhecimento fenomenológico em relação a Kant.
Todo Filósofo que entende de Filosofia técnica kantiana, percebe seus equívocos.
Vamos a Kant, o que pensa o magnífico filósofo.
O conhecimento é uma síntese entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido.
A síntese resulta antes de tudo, da memória estruturada do sujeito, o conhecimento depende das categorias sintéticas memorizadas.
Portanto, o conhecimento fenomenológico é a projeção da ideologia do sujeito.
A vontade de sua representação ideológica, em parte, jamais a objetivação da verdade.
Desse modo, não existe a verdade enquanto manifestação do objeto fenomenológico, a cognição não tem os elementos representativos necessários ao saber objetivo.
Para Kant é impossível conhecer as coisas em si mesmas, nada é conhecido em si.
Muito menos o pensamento, a sua epistemologização.
Senhor Olavo de Carvalho, para Kant, só conhecemos as coisas como as percebemos.
As coisas são produtos das nossas ideologias.
Em síntese tal entendimento é a epistemologização kantiana, se o senhor conhecesse mesmo Kant, jamais seria um radical do ponto de vista de suas ideologias.
Como se o seu discurso representasse a verdade, foi exatamente por essas razões kantianas, que Foucault chegou a seguinte epistemologização.
Todo conhecimento é relativo, parcial, histórico, ideológico e cultural, não existe a verdade enquanto tal, a verdade é uma ideologia subjetivada do sujeito cognitivo, a ideologização da representação.
Do mesmo modo, nas ciências da natureza, Bachelard o grande físico, o conhecimento é apenas aproximado.
Heisenberg o formulador da teoria quântica, o conhecimento é incerto, Einstein o conhecimento é relativo.
Portanto, Kant definiu a natureza das ciências em geral e da Filosofia em todos os aspectos.
Espero que tenho lhe ensinado o fundamental da teoria de kantiana.
Edjar Dias de Vasconcelos.