Ensinando Kant para Olavo de Carvalho.

Olavo de carvalho, já que você tem dificuldade em compreender Filosofia em geral, particularmente o pensamento de Kant.

Com toda humildade explicarei a vossa pessoa, os fundamentos da teoria filosófica de Kant.

Farei alguns vídeos explicando os diversos aspectos da epistemologia de Kant.

Analisarei sobretudo, a sua principal obra.

A Crítica da Razão Pura.

Kant é muito difícil para ser entendido, senhor Olavo de Carvalho, é natural ter dificuldade em compreender o referido filósofo.

O primeiro aspecto em referência a obra citada, a preocupação de Kant é com a teoria do conhecimento.

Portanto, como se fundamenta epistemologicamente a fenomenologia em Kant, parece ser o seu não entendimento.

Desse modo, explicitarei sinteticamente.

Com efeito, qual é o questionamento de Kant a respeito da cognição epistemológica.

A impossibilidade de conhecer a verdade enquanto verdade, para Kant a mesma é inexiste em sua objetividade.

Sendo assim, o saber transforma-se em ideologia, sobretudo, fenomenologicamente.

O senhor parte do princípio, que a ideologia é algo ligado a esquerda, quando Kant refere a qualquer hermenêutica.

Portanto, o senhor realmente não conhece epistemologicamente o pensamento de Kant.

O primeiro equívoco da vossa pessoa a respeito do conhecimento em referência a Kant.

Na verdade o senhor não tem conhecimento fenomenológico em relação a Kant.

Todo Filósofo que entende de Filosofia técnica kantiana, percebe seus equívocos.

Vamos a Kant, o que pensa o magnífico filósofo.

O conhecimento é uma síntese entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido.

A síntese resulta antes de tudo, da memória estruturada do sujeito, o conhecimento depende das categorias sintéticas memorizadas.

Portanto, o conhecimento fenomenológico é a projeção da ideologia do sujeito.

A vontade de sua representação ideológica, em parte, jamais a objetivação da verdade.

Desse modo, não existe a verdade enquanto manifestação do objeto fenomenológico, a cognição não tem os elementos representativos necessários ao saber objetivo.

Para Kant é impossível conhecer as coisas em si mesmas, nada é conhecido em si.

Muito menos o pensamento, a sua epistemologização.

Senhor Olavo de Carvalho, para Kant, só conhecemos as coisas como as percebemos.

As coisas são produtos das nossas ideologias.

Em síntese tal entendimento é a epistemologização kantiana, se o senhor conhecesse mesmo Kant, jamais seria um radical do ponto de vista de suas ideologias.

Como se o seu discurso representasse a verdade, foi exatamente por essas razões kantianas, que Foucault chegou a seguinte epistemologização.

Todo conhecimento é relativo, parcial, histórico, ideológico e cultural, não existe a verdade enquanto tal, a verdade é uma ideologia subjetivada do sujeito cognitivo, a ideologização da representação.

Do mesmo modo, nas ciências da natureza, Bachelard o grande físico, o conhecimento é apenas aproximado.

Heisenberg o formulador da teoria quântica, o conhecimento é incerto, Einstein o conhecimento é relativo.

Portanto, Kant definiu a natureza das ciências em geral e da Filosofia em todos os aspectos.

Espero que tenho lhe ensinado o fundamental da teoria de kantiana.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/02/2019
Reeditado em 11/02/2019
Código do texto: T6572094
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