FILOSOFIA E ATEÍSMO

AFIRMAÇÃO : A verdadeira filosofia é eminentemente atéia, uma vez que não só não busca a verdade, como questiona a existência da mesma, até porque não a pode encontrar.

A verdadeira filosofia corrige as perguntas, ou seja, ensina a questionar. Nesse ponto a filosofia é a absoluta negação da fé.

COMENTÁRIOS

1. A infelicidade da afirmação já se explicita em assumir como "verdadeiro" justamente algo que supostamente "não só não busca a verdade, como questiona a existência da mesma, até porque não a pode encontrar" , ora essa.

Verdadeiro é aquilo que está de acordo com a verdade. Como pode ser verdadeira uma percepção ou atividade que de antemão já se estabelece como incapaz de encontrar a verdade?

Se não existe verdade como algo pode ser verdadeiro?

2. Aquilo "que não pode ser encontrado" necessariamente não existe?

3. Por que "ensinar a questionar" seria o mesmo que "negação da fé" ?

Sugestão de leitura a respeito das maneiras de conhecer :

- Inteligência

- Raciocínio

- Fé

- Conjectura

A REPÚBLICA , livro sexto, (Platão)

4. Toda afirmação pressupõe a verdade, uma vez que não se afirma aquilo que não se sabe se é verdadeiro ou que se saiba não corresponder à realidade.

Mesmo o questionamento, a hipótese, a conjectura e a fé assumem pressupostos básicos sem os quais não poderiam existir, nem como relação de ideias, nem como questões de fato (Hume) .

...

Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 20/01/2019
Código do texto: T6555332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.