Nós só vivemos do passado!
Por Gustavo Pilizari
e-mail: gustavopilizari@gmail.com
Jornalista Mestre
Caro leitor: nas andanças da vida, você já deve ter se deparado com alguém que tivesse sentenciado: “quem vive de passado é Museu!”. Nenhuma frase poderia mostrar mais a ignorância do indivíduo do que esta!
É uma pena saber que frases deste tipo são ditas por muitos, a todo instante - principalmente num momento como o nosso, em que sentir o passado parece ser sintoma de perder o presente, de gente mal resolvida, de gente depressiva ou saudosista: quase doença; pior ainda é saber que a muitos dizem sem pensar nenhum pouquinho do quanto o nosso passado é fundamental para toda nossa História.
Quanta bobagem... O presente é feito de passado, e o futuro também será – ainda bem!
Vamos lá:
Eu e você leitor, somos resultado de um lindo passado. Nós somos aquilo que cultivamos de um processo histórico; se uso a fala, se tenho a linguagem, se nomeio os objetos é porque alguém desenvolveu os signos linguísticos e perpassou no processo histórico este código. Somos seres históricos, a História fortifica e dá base para fazermos a leitura do mundo, e de nosso próprio estado metafísico – em uma palavra: somos seres de Cultura e, a Cultura existe a partir do compartilhamento de códigos.
Se dirigimos carros é porque alguém criou e passou as ferramentas à outros que puderam colocar em prática seu uso, destarte, construir novos veículos e tecnologias.
Já pensou se tivéssemos que, a cada nova geração, criar a “roda” novamente? A roda já foi inventada, não é necessário criá-la novamente (podemos aprimorá-la com novos materiais) – é por isto que nossa humanidade é passado e, vive dele; é devido a este passado que chegamos aqui.
Nossa estrutura, nossos genes, o DNA, um dia formado, representou a composição da vida - vida esta que continua por causa de uma História de transmissão que não se finalizou e continua.
Que horrível seria termos de criar a lâmpada toda semana, criar a linguagem diariamente, criar as notas musicas e, o pior: se não tivéssemos passado, esqueceríamos todos os dias quem somos e quem são as pessoas acerca. Quem é este que me olha no espelho?
Nunca diga que você não vive de passado, pois dizer isto é negar a sua existência, é negar o seu mundo, é desconhecer você.
Já pensou se toda semana tivéssemos que criar a Bíblia? A Bíblia é uma História, um passado tão vivo em nós que negar é impossível!
Isto vale para as pessoas que um dia fizeram algo bom para você; imagine se você esquece o carinho oferecido dez anos atrás? Não! O passado nos ensina a darmos valor a tudo! Você é um futuro molde do passado!
É isto...