Quem é o verdadeiro chato

Quem já assistiu a Dennis o Pimentinha, com certeza lembra de como o Sr.Wilson, o vizinho idoso de Dennis Mitchell, o "pimentinha" da história, vivia louco por causa do menino. Era fácil acha-lo um velho rabugento e antissocial, visto que ele odiava quando Dennis aparecia em seu jardim ou ia à sua casa e, apesar do menino dizer que o Sr.Wilson era o seu "melhor amigo de todo o mundo", todos notavam que o velho senhor queria distância do menino, visto que suas travessuras sempre faziam o pobre homem se meter em encrencas.

Porém, se repararmos bem, o Sr.Wilson não era o verdadeiro chato da história. O chato era Dennis. O idoso homem queria sossego, viver bem a sua aposentadoria cuidando do seu jardim e aproveitando a vida ao lado de sua esposa Martha. E não era difícil perceber que ele tinha um bom casamento.

Quanto a Dennis, o que dá para notar? O menino sempre invadia o espaço do vizinho, aprontava confusões que o colocavam em embaraço ou o faziam se machucar e, não raro, destruía as lindas flores que ele cultivava com tanto carinho. Os pais de Dennis parecem não ter a menor autoridade sobre o garoto. Henry, seu pai, é extremamente passivo e muitas vezes não faz nada além de gritar:"Dennis", o que se mostra infrutífero, pois o menino não obedece. A mãe ainda dá umas broncas, porém, ele sempre faz o que quer.

Os pais de Dennis nunca eram vistos tendo uma conversa com o filho acerca de como ele não devia incomodar o Sr.Wilson e respeitar o espaço alheio. O menino estava sempre aprontando, atraindo todo tipo de encrenca que causava aborrecimentos, destruía coisas e até fazia outras pessoas se machucarem. O seu comportamento, aliás, já fez muitos especularem que ele sofreria de hiperatividade e déficit de atenção. Outros ainda argumentavam que ele seria o resultado de uma péssima educação, já que seus pais parecem não ter o menor poder sobre ele, que, embora não fosse mal-intencionado, era inconveniente ao extremo. Aliás, muitos o descrevem como "sem noção."

Qualquer um que quisesse ter sossego e fosse constantemente perturbado por um menino irrequieto que tinha um ímã para encrencas teria razão de ficar louco e reclamar. Martha, a esposa de Sr.Wilson, adora Dennis, mas vale considerar que nunca está por perto quando o jeito agitado do menino causa problemas.

Podemos dizer que Dennis é um caso de hiperatividade ou falta de rigidez na educação? Não há uma conclusão definitiva. O que se pode dizer é que, com certeza, se olharmos a situação pelo ponto de vista do sr.Wilson, concluiremos que ele não é o chato da história.