girassois-campo-ceu-0917-1400x800.jpg?itok=fRD4YJgK
 
"A cor amarelo brilhante!"

O girassol é uma planta pertencente à família das Asteraceae. Por trás desta flor, existem numerosas lendas, não por acaso é muito apreciada por pintores, entre eles, o eterno Van Gogh.
O girassol, tem uma característica distintiva conhecida por todo mundo, a de se virar em direção ao sol. Seu nome deriva do grego 'helios' que significa Sol e 'anthos' cujo significado é flor. Essa flor extraordinária é múltipla.
O que estamos acostumados a ver de cor amarelo brilhante nos campos de plantação não é a flor, mas um conjunto de flores dispostas de acordo com um preciso esquema em espiral, 34 num sentido e 55 no outro, que se chama inflorescência.
A imagem do girassol é muitas vezes, um ícone dos movimentos ecológicos e, em sua honra, há até o Dia Internacional da Jardinagem do Girassol, que é celebrado todos os anos no dia 1º de maio.

A data vem de um dia em 2007, quando os chamados "camponeses de Bruxelas" deram origem à ideia de plantar girassóis nos bairros mais pobres e negligenciados, colorindo a cidade de beleza! Será que  no Nordeste  não tem essa chance?
Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 12/11/2018
Código do texto: T6501087
Classificação de conteúdo: seguro