ENCONTROS DE ESTUDANTES COM AUTORES DE MONTE SANTO
Pelo início da manhã, de quinta-feira, 25 de Outubro de 2018, em Colégio Otacília Cardoso de Matos, isto é, em Auditório do mesmo, tinha Mesa Redonda com as presenças dos Escritores e poetas locais, tendo José de Jesus, cordelista e Escritor Popular e entre esse encontro estava presente a Diretora dessa Instituição de ensino: a Escritora Sarah Correia e os demais que compareceram Ivan Santana, Raimundo Venâncio Filho, Danilo Rangell Pinheiro Pereira, Agmar Raimundo, José Augusto da Costa (Nininho), ambos moram na sede.
Falaram das suas experiências como Escritores e com Livros Publicados em Editoras de nome e renomes em São Paulo.
Mais a plateia era composta por adolescentes jovens que em parte fizeram perguntas escritas e orais. E as jovens usavam microfones para perguntarem para cada escritor (a) que estavam sentados em cadeiras. Onde o tema a ser debatido era a importância da Semana da Leitura e o Encontro dos autores.
O calor estava muito forte, mais os alunos e alunas vieram da Zona rural do município de Monte Santo, para o Colégio Otacília Cardoso de Matos.
Pelas 13h 30, começavam mobilizarem às 14 horas aconteciam as apresentações por alunos estudantes e durante à tarde de quinta-feira, 25 de Out. de 2018, dentro do Colégio Otacília, surgiam os jovens cantando.
A semana da Leitura, contava com apoio do Gestor Edivan Fernandes de Almeida, da coordenação do Colégio Otacília e da Secretaria de Educação e Cultura. E compareceu a esse 1º encontro dos Escritores o Secretário de Educação Elizeu Tolentino da Silva.
Pela tarde, só compareceram os autores José de Jesus, José Augusto da Costa e Sara Correia, mais falaram das suas experiências como Escritores locais. E o público era composto por adolescentes e adultos aderindo os professores e funcionários da Escola Prª Otacilio Cardoso de Matos.
Nossas palestras houvem perguntas por estudantes e professores para quem fazia parte da Mesa. Onde tinham Livros Grandes e impressos e cordeis deste cordelista José de Jesus palestrante.
Apresentavam , resenhas, por estudantes dentro do Auditório obrigava umas (250 pessoas), nesse local estava acontecendo aquele 1º Encontro de poetas e Escritores de Monte Santo Ba.
Fizeram divulgações dos Perfis desses e defenderam os Diplomas de Cursos Superiores, mais os Livros são poucos estudados, tendo êxito o de Sarah Correia, A MENINA QUE CAVAVA COM A CANETA, de autoria da profª de História Sarah Correia que é contista.
Naquele encontro dos autores na quinta-feira, 25 de Outubro, quando surgiu pergunta sobre preconceito e foi respondida por mim, mais respeitado os direitos aos negros, pela profª Sarah, da mesa.
José de Jesus, como poeta, cordelista e pesquisador, saiu muito bem: nessa Sabatina que teve um bom aproveito para os estudantes receberem notas.
Incentivei o hábito pela leitura e a descoberta de meus escritos e os conhecer melhor este autor. Eu agradeci a todos nas minhas considerações finais, observei a plateia e nela podia terem poetisas, poetas e outros das letras observando nós que falávamos, com Microfone, disse muito obrigado.