Hoje, vivemos um eterno carnaval

Texto de Victor da Silva Pinheiro

Hoje, vivemos um eterno carnaval

Na antiguidade romana, os romanos celebravam o carnaval da seguinte forma: durante o ano todo eles procuravam viver de acordo com a justiça platônica (cada coisa no seu lugar), e durante quatro dias no ano eles invertiam as coisas pra ver, em tom de brincadeira, como ficaria a sociedade com as coisas fora de ordem. Para as pessoas terem uma consciência por contraste e comparar um estado de caos, pequeno que seja, com um estado de ordem. No Carnaval, o professor viraria sapateiro, o mercador viraria cabeleireiro, e etc. Tudo num ambiente de festa. Hoje, acontece o contrário: vivemos o ano todo um eterno carnaval, e durante poucos dias no ano experimentamos o que é ordem.

Os valores estão invertidos hoje na sociedade. Vale mais ir pra um retiro de carnaval hoje, do que brincar o carnaval, pois está faltando Deus nas pessoas, está faltando ordem. As músicas hoje insinuam a pornografia, de maneira estarrecedora e deveria ter um órgão do governo que fiscalizasse isso, pois isso não é cultura, não chega a ser nem pseudocultura. Onde está a beleza na cultura popular hoje? Nos confins dos mais humildes recantos populares do Brasil. Lá você vai encontrar a mais verdadeira cultura popular brasileira. O que me impressiona hoje não são essas pseudo-músicas, mas sim a adesão de mais e mais pessoas a esse tipo de cultura. A cultura estampada hoje na mídia é o reflexo do que está passando a sociedade: uma decadência de valores. Há que mudarmos isso, com um novo renascimento cultural, começando de cima pra baixo. Com os líderes. São esses que moldam o decorrer de uma ordem ou corrente cultural.

Autor: Victor Da Silva Pinheiro

Site de registro:

www.recantodasletras.com.br/autores/vitorgeo10 (Livros, Áudios, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Outros Sites:

www.vitorgeo7.blogspot.com (Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Facebook: Victor Da Silva Pinheiro (Vídeos, Fotos, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Vitor da Silva Pinheiro
Enviado por Vitor da Silva Pinheiro em 02/11/2018
Reeditado em 15/01/2019
Código do texto: T6492558
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.