INTELIGÊNCIA, O QUE É ISSO AFINAL?
O qi para muitas pessoas a medida da inteligência, Porém, não mais importantes do que o quociente de inteligência são a perseverança, a autodisciplina e o comportamento emocional adequado, capacidades que podem ser hereditárias ou adquiridas.
Hal desculpou-se antes de passar à jogada fatal.”Lamento,” ouviu-se do alto-falante, “rainha para f3, cheque-mate. Para o seu adversário, a derrota não foi uma surpresa—afinal o astronauta Frank Poole jogava contra o cérebro eletrônico mais completo e complicado do mundo, o computador de bordo Hal 9000.
Nesta super-calculadora imaginária do filme 2001 Uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick transparecia uma característica um dos mais nobres privilégios da humanidade: a inteligência.
Este talento é tido como a maior proeza da evolução. E não se evidencia unicamente em obras fantásticas, como composições geniais ou catedrais fabulosas. Também as tarefas que o nosso cérebro assume como evidentes e realiza sem qualquer esforço, como rir de uma anedota, são igualmente surpreendentes. “Gostaria de saber se alguma vez um computador terá a capacidade de entender uma piada”, gracejava o pesquisador norte-americano Douglas R. Hofstadter.
Idéia luminosa, relâmpago mental, inspiração, voz interior, persepção— intuição tem muitos nomes, Todos conhecemos a sensação de “clareza” na mente, indispensável para o enriquecimento do pensamento lógico.