MUSEU NACIONAL DO RIO, UM PATRIMÔNIO VÍTIMA DO ABANDONO

Hoje, o Brasil chora a perda de um grande tesouro cultural do nosso país. Em fração de segundos, tudo aquilo fez parte da história e dos nossos antepassados, foram consumidos impiedosamente por uma chama incontrolável, que arrancou de nós toda a "memória" construída ao longo do tempo.

Ainda não se sabem as causas e se existe culpados, mas o que temos como verdade, é que, por longos anos o museu gritava por socorro. Vários pedidos de alerta foram acionados, várias solicitações de investimentos foram mencionados, mas a falta de compromisso e a negligência tirou de nós a esperança de que algum dia, alguém tenha dado o devido valor a riqueza cultural que o país merecia.

Um acervo de pelo menos 20 milhões de itens perdidos, e toda uma história jogada no "ralo". E agora, como recuperar tudo isto? Quem vai se responsabilizar por essa tragédia?

O que vai acontecer daqui pra frente não sabemos, mas com certeza teremos a plena convicção que a imagem do Brasil estará estampada em vários jornais e revistas do mundo como o país da desorganização e da desvalorização ao bem cultural.

Faltou o olhar cuidadoso, faltou o olhar de consideração com milhares de estudantes e de pessoas envolvidas com à cultura. E quando um governo é omisso a culpa recai sobre a sua própria responsabilidade. Porque um país não é construído sobre a mentira, mas SIM, por normas e leis de quem as governa.

Que a partir de agora, não adiem e nem empurrem com a barriga os contratempos que devem ser resolvidos com urgência. Que tirem disso tudo uma grande lição, porque país sério que se preze não não dá as costas para um problema tão sério dessa proporção.

ORQUÍDEA
Enviado por ORQUÍDEA em 03/09/2018
Reeditado em 03/09/2018
Código do texto: T6438210
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.