Nove olhares sobre a supervisão: prova para supervisão de ensino, SP 2018.

Celestino Alves Silva.

Em síntese o livro determina qual é o papel do supervisor na escola.

Qual a função institucional do supervisor em defesa do projeto político pedagógico da escola.

A supervisão cumpre um papel fundamental na escola.

No desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Portanto, é indispensável que o supervisor conheça bem a realidade escolar.

O universo cultural da comunidade, do mesmo modo, os professores.

A complexidade do mundo político social.

No qual resultam as ações pedagógicas.

O trabalho do dia a dia.

Com efeito, desse modo, o supervisor precisa envolver pedagogicamente nas ações escolares.

O primeiro ponto, saber com eficiência intermediar a relação entre alunos e professores.

Proporcionando um bom entendimento, evitando desse modo, todas as formas de conflitos.

Segundo aspecto, a supervisão precisa articular a relação entre cada professor com resto do corpo docente.

Com a finalidade de favorecer na colaboração mútua do corpo docente.

Do mesmo modo, com o grupo gestor.

Terceiro ponto.

Definir o planejamento pedagógico da escola.

O projeto político pedagógico.

Como deve trabalhar as disciplinas interdisciplinarmente.

A relação do pedagógico com a vida real dos alunos.

Quarto aspecto.

A supervisão precisa necessariamente envolver diretamente com nas disciplinas.

Acompanhar cada etapa estabelecida.

Orientar o grupo gestor e professores.

Quinto ponto.

O supervisor tem como função.

Ajudar na promoção do ensino aprendizagem.

Verificar se o professor está em consonância com projeto político pedagógico proposto.

Sexto aspecto.

Ajudar na promoção do aprender do aluno.

A única razão da escola o ensino aprendizagem.

A escola precisa ser eficiente, dar resultado ao mundo praxiológico educativo.

Sétimo ponto.

Preocupar com a qualidade do ensino.

É fundamental que a supervisão garanta a qualidade do ensino.

A escola precisa ser eficiente.

Para tal o projeto pedagógico precisa sempre ser avaliado.

Oitavo ponto.

Necessário o desenvolvimento das habilidades.

Fazer a teoria funcionar na prática pedagógica.

Articulação do pensamento com a ação.

Nono ponto.

A supervisão precisa ajudar na interação da escola com os pais.

Caracterizando o plano de pedagógico com a comunidade escolar.

Em resumo, para o autor educar é fundamental o cumprimento do programa proposto.

Deve ser veemente ficalizado pela supervisão.

Exigir portanto, a efetivação do projeto pedagógico.

No uso da didática para o desenvolvimento cognitivo.

Na eficiência do ensino aprendizagem.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/08/2018
Reeditado em 28/08/2018
Código do texto: T6432114
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