Nove olhares sobre a supervisão: prova para supervisão de ensino, SP 2018.
Celestino Alves Silva.
Em síntese o livro determina qual é o papel do supervisor na escola.
Qual a função institucional do supervisor em defesa do projeto político pedagógico da escola.
A supervisão cumpre um papel fundamental na escola.
No desenvolvimento acadêmico dos alunos.
Portanto, é indispensável que o supervisor conheça bem a realidade escolar.
O universo cultural da comunidade, do mesmo modo, os professores.
A complexidade do mundo político social.
No qual resultam as ações pedagógicas.
O trabalho do dia a dia.
Com efeito, desse modo, o supervisor precisa envolver pedagogicamente nas ações escolares.
O primeiro ponto, saber com eficiência intermediar a relação entre alunos e professores.
Proporcionando um bom entendimento, evitando desse modo, todas as formas de conflitos.
Segundo aspecto, a supervisão precisa articular a relação entre cada professor com resto do corpo docente.
Com a finalidade de favorecer na colaboração mútua do corpo docente.
Do mesmo modo, com o grupo gestor.
Terceiro ponto.
Definir o planejamento pedagógico da escola.
O projeto político pedagógico.
Como deve trabalhar as disciplinas interdisciplinarmente.
A relação do pedagógico com a vida real dos alunos.
Quarto aspecto.
A supervisão precisa necessariamente envolver diretamente com nas disciplinas.
Acompanhar cada etapa estabelecida.
Orientar o grupo gestor e professores.
Quinto ponto.
O supervisor tem como função.
Ajudar na promoção do ensino aprendizagem.
Verificar se o professor está em consonância com projeto político pedagógico proposto.
Sexto aspecto.
Ajudar na promoção do aprender do aluno.
A única razão da escola o ensino aprendizagem.
A escola precisa ser eficiente, dar resultado ao mundo praxiológico educativo.
Sétimo ponto.
Preocupar com a qualidade do ensino.
É fundamental que a supervisão garanta a qualidade do ensino.
A escola precisa ser eficiente.
Para tal o projeto pedagógico precisa sempre ser avaliado.
Oitavo ponto.
Necessário o desenvolvimento das habilidades.
Fazer a teoria funcionar na prática pedagógica.
Articulação do pensamento com a ação.
Nono ponto.
A supervisão precisa ajudar na interação da escola com os pais.
Caracterizando o plano de pedagógico com a comunidade escolar.
Em resumo, para o autor educar é fundamental o cumprimento do programa proposto.
Deve ser veemente ficalizado pela supervisão.
Exigir portanto, a efetivação do projeto pedagógico.
No uso da didática para o desenvolvimento cognitivo.
Na eficiência do ensino aprendizagem.
Edjar Dias de Vasconcelos.