O socio construtivismo de Vygotsky: para prova de mérito, SP, 2018.

Como é construído o pensamento.

A cultura determina o psicológico, o modo da pessoa pensar.

Culturas diferentes produzem perfis psicológicos diversos.

Desse modo, o homem é a sua cultura, seu cérebro, sua memória.

O mecanismo de funcionamento da mente.

As funções psicológicas evoluem no tempo histórico.

A memória cognitiva é elaborada pelo meio social, político, econômico.

O homem é produto de classes sociais.

Através de símbolos criados pela linguagem.

Sendo a referida produto da própria cultura.

Os conceitos são construídos historicamente através de sínteses constantes.

Sendo o cérebro o resultado da evolução humana.

Com efeito, os conceitos construídos são internalizados, não linearmente.

O mecanismo é sempre diferente em cada pessoa.

Em cada meio social, como produto da cultura.

A memória é construída em permanente movimento.

Provocando o saber sistêmico em permanente relação dialética.

A formatação da memória vai do microcosmo ao macrocosmo, a mente constitui-se por estágios, fases inferiores a uma elaboração superior.

O crescimento cognitivo objetiva a superação do senso comum, por meio das ciências.

Os conceitos são formais, organizados epistemologicamente, sustentados por paradigmas científicos.

A escola tem a função de transmitir os conhecimentos.

Incorporação de sínteses, por meio de zonas de desenvolvimento.

A zona de proximidade, o saber construído sempre resulta de conceitos já dominados pela memória.

O que chamamos de desenvolvimento proximal, ampliado por novos conhecimentos adquiridos.

Cada estágio sincrético, as idades estabelecidas do aluno.

Três anos a escrita é indecifrável, a partir dos quatro anos, a fase pré silábica, letras desordenadas, não obdecem o sistema de signo.

De 4 a 5 anos a fase da escrita silábica, as letras já convencionais.

A partir dos 6 anos a fase da escrita alfabética, o conhecimento sonoro das letras, a estruturação cognitiva da memória.

Formatação da estrutura psicológica necessária, zona de proximidade, desenvolvimento permanente, ampliado e dialético na valoração da cognição já estabelecida, no contínuo desenvolvimento cognitivo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/08/2018
Reeditado em 19/08/2018
Código do texto: T6410169
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