Os sete saberes necessários a educação do futuro, prova de mérito SP 2018, Edgar Morin.

1. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.

O conhecimento é fundamental para a pessoa poder compreender os riscos e as situações da vida diária com sabedoria e discernimento.

Desse modo, indispensavel que a educação desenvolva as características cerebrais, mentais e culturais, para a cognição não provocar erro ou ilusão.

2. Os princípios do conhecimento pertinente.

Importante que os educadores apresentem aos seus alunos realidades locais ao mesmo tempo em que as contextualizem com acontecimentos do mundo.

Os conhecimentos fragmentados dificultam o entendimento o conhecimento é global, nada é de fato particularizado, isolado, a realidade é complexa e dialética e depende múltiplos fatores.

3. Ensinar a condição humana.

O ser humano é uma unidade complexa, diversa, sendo o sapiens físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico, um ser produzido ideologicamente.

Portanto, as disciplinas escolares devem integrar os conteúdos promovendo a interdisciplinaridade na sua totalidade.

4. Ensinar a identidade terrena.

Mostrar que realidades locais interferem na totalidade e que tudo está interligado.

Nada é separado, um fato individualizado pode prejudicar a humanidade, o mundo é composto de uma grande comunidade e temos o destino.

5. Enfrentar as incertezas.

Fundamental entender as incertezas, as limitações da memória, os imprevistos cognitivos no próprio processo de aprendizagem.

A escola deve preparar os alunos para que sejam capazes de enfrentar situações inesperadas, fortalecendo as suas estruturas mentais da cognição.

Valorizar sempre experiências anteriores no desenvolvimento contínuo da aprendizagem.

6. Ensinar a compreensão.

A comunicação sempre uma dificuldade no entendimento dos obstáculos, provocando hermeneutica errônea.

O entendimento não correto provoca conflitos, fundamental entender as diferenças culturais, indispensável a liberdade e o respeito no sentido da compreensão mútua.

Somos falíveis, frágeis, incompletos, fundamental a troca dos conhecimentos na desenvolvimento global cognitivo.

7. A ética do gênero humano.

A ética é fundamental para o caráter social de qualquer processo civilizatório, o aluno deve despertar para consciência crítica e humanista.

As aptidões individuais devem ser refletidas coletivamente, necessário o esforço transdisciplinar e interdisciplinar.

Em síntese temos que enfrentarmos o desenvolvimento tecno econômico, a priorização da ética na educação do futuro, tais saberes movimentam a educação para todos aprimorada e sustentável adequação as novas realidades.

Os indivíduos precisam ser formados para as relações globais com a consciência aberta objetivando as partes refletidas no todo, na construção do futuro.

Edjar Dias de vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/08/2018
Reeditado em 10/08/2018
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