Tendências pedagógicas: matéria para todas as provas de concursos públicos e provas de mérito.
As tendências pedagógicas dividem em dois grupos.
Liberais e progressistas.
As liberais em:
Tradicional.
Renovada progressivista.
Renovada não diretiva.
Aqui inicia a denominada escola novista no Brasil.
Manifesto dos pioneiros.
Por última a tecnicista.
Pedagogia progressista.
Libertadora.
Libertária.
Crítica social dos conteúdos.
Estudaremos posteriormente, o construtivismo de Piaget e Vygotsky, suas consequências sociais e liberais.
As pedagogias liberais fundamentam no liberalismo econômico, hoje neoliberalismo.
A pedagogia liberal justificadora do domínio social de classe, portanto, defende a concentração da renda por meio do capitalismo, uma pedagogia politicamente conservadora.
Ultimamente uma junção das duas formas de capitalismo, de produção e do capitalismo de juros, denominado de capitalismo rentista, hoje neoliberalismo.
A mudança nesse modelo tem como finalidade a conservação da dominação econômica.
Nos modelos liberais associam todos os pedagogos e professores de direita, os conservadores políticos, antiga direita e a nova direita, os neoliberais.
A pedagogia progressista , objetiva a mudança da sociedade, deseja o socialismo em lugar do capitalismo, sendo que nos últimos anos, a pedagogia progressista caminha em direção a uma concialiação do capitalismo com o socialismo, denominado de social liberalismo.
As ideias do socialismo, quer a mudança do modo de produção capitalista, a economia planificada, equalização da riqueza, a mais absoluta igualdade social, pois quem produz a riqueza é quem trabalha, tem com efeito, o direito social do bem estar.
Todavia, uma das variáveis da pedagogia progressista, crítica dos conteúdos sociais, defende o social liberalismo, junção do capitalismo com o socialismo, desenvolvimento econômico com a renda dividida.
Tal pedagogia no Brasil foi influenciada pela Europa desenvolvida, social democrática, França, Alemanha, Inglaterra, Norte da Europa, hoje em outros países sociais liberais, Japão Coreia do Sul Etc.
A nova tendência da pedagogia progressista dos conteúdos sociais está associada a nova esquerda no Brasil e no mundo, contrária a esquerda ortodoxa.
A pedagogia tradicional começou com os jesuítas.
Renovada progressivista e a renovada não diretiva,
comemaram no final do século XIX e início do século XX, defendem o liberalismo econômico.
A teoria progressivista é diferente da teoria progressista.
A tecnicista meados do século século XX iniciou defendendo o liberalismo econômico, hoje neoliberal.
Libertadora, libertária e crítica dos conteúdos sociais.
comecaram na decada de 70.
Entretanto, ganharam força nos anos 80.
As pedagogias libertadora e libertária defendem o socialismo.
Entretanto, a pedagogia crítica dos conteúdos sociais iniciou defendendo o socialismo, sendo que hoje se divide entre aqueles que defendem o socialismo e o social liberalismo, constituindo na nova esquerda.
Pedagogia tradicional o professor é o centro, autoritário, suas aulas são expositivas, aluno passivo, conhecimento enciclopédico, educação bancaria, o professor reprodutor de ideologias de dominação.
Método utilizado memorização sem relação com a realidade, avaliação verificação com a capacidade de assimilação, o aluno não é sujeito da ação.
Progressivista busca a transformaçao da sociedade, mas não o modelo político de produção, não objetiva superar as classes sociais, defende o liberalismo econômico como fundamento do neoliberalismo.
Aprender a aprender, valorizando as pesquisas as experiências , o professor é auxiliar, aqui o centro é o aluno, ativo no desenvolvimento pedagógico da autoaprendizagem, todavia, nega qualquer ação transformativa.
Pedagogia não diretiva também liberal, podendo também ser neoliberal, dá ênfase na formação de atitude, o professor facilitador, na busca da construção da autoeducação, o aluno é sujeito, entretanto, não um transformador social.
Pedagogia tecnicista, o aluno é preparado para o trabalho, aqui se ensina a fazer, o fazer técnico, o método utilizado a própria tecnicidade.
O centro pedagógico é o mercado, em tal paradigma, a pedagogia ensina a fazer, o aluno é produzido para o mundo do trabalho, sem consciência crítica política, o referido modelo pedagógico iniciou defendendo o liberalismo econômico, hoje o neoliberalismo.
Pedagogia libertadora, formação para conscientização objetivando a mudança da sociedade, o professor é animador, homens capazes de reconhecer como oprimidos, os textos de leituras redigidos pelos próprios alunos,
A pedagogia libertadora tem como proposta superar todos os tipos de modelos liberais.
Pedagogia libertaria, propõe a participação crítica do aluno, o aluno é libertador o professor orientador, defende a auto gestão pedagógica, é anti liberal e radicalmente contra o neoliberalismo.
A pedagogia crítica de conteúdos sociais, visa a superação do capitalismo, do liberalismo econômico e do neoliberalismo, hoje dividida em duas tendências, os que defendem o socialismo e os defensores do social liberalismo.
O aluno é capaz de mudar o modelo econômico, por meio da consciência crítica, formulando uma revolução institucional.
O professor busca relacionar o conhecimento, desenvolvendo o conteúdo com a realidade social na mudança do modo produtivo, portanto, uma pedagogia revolucionária.
Posteriormente, vamos identificar os autores historicamente a cada tendência, suas devidas ideologias no tempo histórico, estudaremos em seguida a legislação aplicada as tendências pedagógicas, no projeto político pedagógico da escola, tendo em vista ano de 2019 já com a nova divisão de conteúdos.
Por fim, a última formatação do governo federal, conteúdos divididos por areais do conhecimento, aplicação do método interdisciplinar nas ciências do espírito e a pedagogia transdisciplinar nas ciências da natureza, verificando o que é comum em cada ciência, refletindo, o que é especifico da linguagem e da matemática.
Objetivo da nossa proposta, ajudar o professor em sua formação continuada, constituindo os saberes adquiridos propostos por Zabala, favorecendo no desenvolvimento do novo projeto pedagógico, a partir de 2019, através dos estudos em HTPC, favorecendo a todos a passarem em concursos públicos e provas de mérito.
Edjar Dias de Vasconcelos.