Tendências pedagógicas: matéria para todas as provas de concursos públicos e provas de mérito.

As tendências pedagógicas dividem em dois grupos.

Liberais e progressistas.

As liberais em:

Tradicional.

Renovada progressivista.

Renovada não diretiva.

Aqui inicia a denominada escola novista no Brasil.

Manifesto dos pioneiros.

Por última a tecnicista.

Pedagogia progressista.

Libertadora.

Libertária.

Crítica social dos conteúdos.

Estudaremos posteriormente, o construtivismo de Piaget e Vygotsky, suas consequências sociais e liberais.

As pedagogias liberais fundamentam no liberalismo econômico, hoje neoliberalismo.

A pedagogia liberal justificadora do domínio social de classe, portanto, defende a concentração da renda por meio do capitalismo, uma pedagogia politicamente conservadora.

Ultimamente uma junção das duas formas de capitalismo, de produção e do capitalismo de juros, denominado de capitalismo rentista, hoje neoliberalismo.

A mudança nesse modelo tem como finalidade a conservação da dominação econômica.

Nos modelos liberais associam todos os pedagogos e professores de direita, os conservadores políticos, antiga direita e a nova direita, os neoliberais.

A pedagogia progressista , objetiva a mudança da sociedade, deseja o socialismo em lugar do capitalismo, sendo que nos últimos anos, a pedagogia progressista caminha em direção a uma concialiação do capitalismo com o socialismo, denominado de social liberalismo.

As ideias do socialismo, quer a mudança do modo de produção capitalista, a economia planificada, equalização da riqueza, a mais absoluta igualdade social, pois quem produz a riqueza é quem trabalha, tem com efeito, o direito social do bem estar.

Todavia, uma das variáveis da pedagogia progressista, crítica dos conteúdos sociais, defende o social liberalismo, junção do capitalismo com o socialismo, desenvolvimento econômico com a renda dividida.

Tal pedagogia no Brasil foi influenciada pela Europa desenvolvida, social democrática, França, Alemanha, Inglaterra, Norte da Europa, hoje em outros países sociais liberais, Japão Coreia do Sul Etc.

A nova tendência da pedagogia progressista dos conteúdos sociais está associada a nova esquerda no Brasil e no mundo, contrária a esquerda ortodoxa.

A pedagogia tradicional começou com os jesuítas.

Renovada progressivista e a renovada não diretiva,

comemaram no final do século XIX e início do século XX, defendem o liberalismo econômico.

A teoria progressivista é diferente da teoria progressista.

A tecnicista meados do século século XX iniciou defendendo o liberalismo econômico, hoje neoliberal.

Libertadora, libertária e crítica dos conteúdos sociais.

comecaram na decada de 70.

Entretanto, ganharam força nos anos 80.

As pedagogias libertadora e libertária defendem o socialismo.

Entretanto, a pedagogia crítica dos conteúdos sociais iniciou defendendo o socialismo, sendo que hoje se divide entre aqueles que defendem o socialismo e o social liberalismo, constituindo na nova esquerda.

Pedagogia tradicional o professor é o centro, autoritário, suas aulas são expositivas, aluno passivo, conhecimento enciclopédico, educação bancaria, o professor reprodutor de ideologias de dominação.

Método utilizado memorização sem relação com a realidade, avaliação verificação com a capacidade de assimilação, o aluno não é sujeito da ação.

Progressivista busca a transformaçao da sociedade, mas não o modelo político de produção, não objetiva superar as classes sociais, defende o liberalismo econômico como fundamento do neoliberalismo.

Aprender a aprender, valorizando as pesquisas as experiências , o professor é auxiliar, aqui o centro é o aluno, ativo no desenvolvimento pedagógico da autoaprendizagem, todavia, nega qualquer ação transformativa.

Pedagogia não diretiva também liberal, podendo também ser neoliberal, dá ênfase na formação de atitude, o professor facilitador, na busca da construção da autoeducação, o aluno é sujeito, entretanto, não um transformador social.

Pedagogia tecnicista, o aluno é preparado para o trabalho, aqui se ensina a fazer, o fazer técnico, o método utilizado a própria tecnicidade.

O centro pedagógico é o mercado, em tal paradigma, a pedagogia ensina a fazer, o aluno é produzido para o mundo do trabalho, sem consciência crítica política, o referido modelo pedagógico iniciou defendendo o liberalismo econômico, hoje o neoliberalismo.

Pedagogia libertadora, formação para conscientização objetivando a mudança da sociedade, o professor é animador, homens capazes de reconhecer como oprimidos, os textos de leituras redigidos pelos próprios alunos,

A pedagogia libertadora tem como proposta superar todos os tipos de modelos liberais.

Pedagogia libertaria, propõe a participação crítica do aluno, o aluno é libertador o professor orientador, defende a auto gestão pedagógica, é anti liberal e radicalmente contra o neoliberalismo.

A pedagogia crítica de conteúdos sociais, visa a superação do capitalismo, do liberalismo econômico e do neoliberalismo, hoje dividida em duas tendências, os que defendem o socialismo e os defensores do social liberalismo.

O aluno é capaz de mudar o modelo econômico, por meio da consciência crítica, formulando uma revolução institucional.

O professor busca relacionar o conhecimento, desenvolvendo o conteúdo com a realidade social na mudança do modo produtivo, portanto, uma pedagogia revolucionária.

Posteriormente, vamos identificar os autores historicamente a cada tendência, suas devidas ideologias no tempo histórico, estudaremos em seguida a legislação aplicada as tendências pedagógicas, no projeto político pedagógico da escola, tendo em vista ano de 2019 já com a nova divisão de conteúdos.

Por fim, a última formatação do governo federal, conteúdos divididos por areais do conhecimento, aplicação do método interdisciplinar nas ciências do espírito e a pedagogia transdisciplinar nas ciências da natureza, verificando o que é comum em cada ciência, refletindo, o que é especifico da linguagem e da matemática.

Objetivo da nossa proposta, ajudar o professor em sua formação continuada, constituindo os saberes adquiridos propostos por Zabala, favorecendo no desenvolvimento do novo projeto pedagógico, a partir de 2019, através dos estudos em HTPC, favorecendo a todos a passarem em concursos públicos e provas de mérito.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/08/2018
Reeditado em 04/08/2018
Código do texto: T6408959
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