Jesus refugiado? (Facebook: o novo Orkut)
Que Facebook sensacional esse! Quem fazia parte do Império Romano era "cidadão romano". Uau! Enquanto uns compravam a cidadania (estrangeiro, né), outros tinham naturalmente como Paulo (Atos 22.22 e seguintes).
Estamos num multiverso onde o Facebook virou Orkut? Possivelmente... porque se entende que os países dominados pelo Império Romano se tornavam, magicamente, uma única nação com uma única cidadania para judeus e egípcios, etc.
Mas Cleópatra não era rainha? Rainha do Egito? Como era rainha dentro de um Império? E Herodes, não era rei? Rei de Israel?
Jesus era egípcio ou judeu? Ou romano? (???) Não foi sob risco de morte que se REFUGIOU NO EGITO, SENDO JUDEU, ambas nações DOMINADAS COMO SERVAS do Império Romano?
Hummm... pois é.
Que mundo fantástico esse em que vivemos. Em nome da defesa do indefensável, não se sabe mais nem a definição de "refugiado", "império", "cidadania", "nacionalidade"... ou até se sabe, mas, diante de ídolos, a gente nem lembra mais do dicionário e das definições mais exatas que temos. (Wittgenstein estava certo?)
E já que estamos no outro verso do multiverso, poxa, queria eu, brasileiro, ser dominado pelo Império Romano. Seria um cidadão romano como todos os demais!