Consumismo, tema de redação para o vestibular

Uma ideologia de propaganda do novo capitalismo, intesificada a partir do século XX nos Estados Unidos, hoje espalhada pelo mundo todo, a nova estrategia capitalista, objetivando a concentração da renda.

Qual é a ideologia do capitalismo, o desenvolvimento economico é fundamentado pelo consumismo. resultando em lucros para as grandes empresas.

Por outro lado, gerando mais emprego, aumentando a renda, sempre fundamentado no consumo exagerado e na destruição da natureza.

O consumismo é o fundamento da Revolução Industrial e da ideologia neoliberal, sendo que a ideologia política do modelo, qualquer ruptura proposta significaria crise, pois a renda diminuiria, o desemprego aumentaria e provocaria a produção da miséria.

Tal proposta diferentemente no modelo social liberal, como em boa parte da Europa, Austrália, Canada, Japão e Coreia do Sul, quando o modelo de capitalismo é social, desenvolvimento econômico com a renda distribuída, a defesa do consumo e não do consumismo.

Todavia, em modelos liberais ou neoliberais modelos de concentração da renda, como é o Brasil no atual governo, o consumo objetiva tão somente a elite e classe média.

Sendo que 90% da população é pobre, o consumo refere as coisas básicas, provoca o fenômeno constante do desemprego e da miserabilidade social.

Nesse sentido, é importante sermos críticos, o consumo é fundamental, entretanto, não o consumismo, que consiste basicamente em transferir dinheiro dos seterores privilegiados a elite econômica .

O capitalismo planeja produzir em consonância com o consumismo, evitando a superprodução, estoques de produtos sem o mercado consumidor.

Tal fenômeno produz a pobreza, em uma sociedade em que poucos consomem como é o Brasil, a saída encontrada, pelo modelo social liberal, desenvolvimento econômico, com a distribuição da renda, objetivando o consumo e não ao consumismo.

Sendo assim possibilita, o pleno emprego por meio da renda não concentrada, todos os paises que seguem o referido modelo, evitam o consumismo, produzindo o consumo social possibilitando o Estado democrático do bem estar social.

Os Estados mais sociais em defesa do consumo sadio direciona a política em uma perspectiva também em defesa do meio ambiente, a não destruição da natureza.

Os Estados sociais liberais, combatem o neoliberalismo, fundamentado no liberalismo economico em uma junção com o capitalismo financeiro, o novo modelo de neoliberalismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 29/07/2018
Código do texto: T6403573
Classificação de conteúdo: seguro