Concurso de supervisão de ensino São Paulo 2018: Supervisão Educacional: Condições socioculturais da escola.

NAURA Syria Carapeto Ferreira.

A escola precisa ser compreendida epistemologicamene em sua dinâmica educativa.

Educar para ser feliz.

A escola como produto social concretizada na coletividade ou seja, como a sociedade é constituida politicamente.

Fundamental o entendimento das diversas variáveis culturais que determinam as atividades do projeto político pedagógico.

Portanto, indispensável a valorização do contexto social histórico e político dos alunos que formam a comunidade escolar.

Com efeito, a valorização da educação, determina-se com a instituição como ponto de referência.

Relação escola e sociedade, princípio orientador institucional na determinação da avaliação como qualidade educativa no processo de ensino aprendizagem.

Na determinação didática da pratica do ensino.

Desse modo, o entendimento hermenêutico do modelo teórico socioestrutural, a escola o lugar epistemológico, onde desenvolve aprendizaem com qualidade.

Portanto, a essência da educação sua finalidade imediata, instruir pessoas objetivando o supremo bem, que consiste na felicidade da cidade ou de um povo.

Sendo assim, a educação tem como função colocar racionalmente a participação política do cidadão, no desenvolvimento do comportamento ético.

Para tal é necessário a determinação ética por meio da própria instituição, na valorização da educação.

A escola como parte da sociedade, do processo educacional, para educar é fundamental entender a relação, familia é escola.

A socialização dos filhos na escola inicia antes na família.

Sendo que a escola recebe alunos de diferentes origens sociais, quando trata todos de forma igual, com aparente neutraldiade em suposta objetividade.

A prática citada demonstra falta de planejamento, sem referência ideológica, é fundamental uma análise crítica das diferenças.

O papel do supervissor a educação necessita de sua participação na escola, acompanhando o processo de ensino aprendizagem.

A sua postura profissional, na determinação da instituição com qualidade educativa.

A pedagogia envolve aspectos teoricos globais, nem sempre alinhados com as políticas de governo.

Fundamental a reconstrução pedagógica com a finalidade de atender os aspectos instituições na determinação das ações sustentáveis pedagogicamente.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/06/2018
Reeditado em 04/06/2018
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