Max Weber e o positivismo ideológico como epistemologia.
Weber tem um posicionamento epistemologico interessante.
Aplicado as ciências do espírito.
Sobretudo, a sociologia.
A escolha de um determinado fato fenomenológico para a análise.
Pode levar em consideracão os valores ideológicos.
Portanto, os pontos de vista sociais culturais, são válidos para a escolha do objeto fenomenológico.
Até esse momento, Weber não é positivista.
Todavia, efetivada a escolha.
Para Weber em um segundo momento, na análise formulada.
Não pode haver valor cultural ideológico.
Sobre esse aspecto fundamental na sociologia de Weber.
Em referência ao segundo momento.
Quando a resposta do fato é dada.
As ciências do espírito, não podem aceitar juízos de valoração.
Como se tal ação fosse possível.
Como muito bem refletiu Dilthey.
Entre o sujeito cognitivo e o objeto.
Existem identidades culturais.
De tal modo, que não é possivel a positividade natural.
Necessário compreender o objeto.
Entendendo os elementos culturais em comum.
Posteriormente, a hermeneuticização.
Sendo possivel a separação, quando objeto for natural.
Aplica-se o método indutivo.
Na relação de causa e efeito, o método da explicação.
Sendo assim, Weber perde-se por falta de domínio epistemológico.
As ciências distintas tem naturezas opostas.
Não é possível a aplicação do método empírico indutivo.
Quando as ciências forem do espírito.
Motivo pelo qual a metodologia de Weber não tem fundamentação científica.
Sua epistemologização uma ideologia.
Para Weber uma vez definido o objeto de investigação.
A investigação deverá ser empírica, não pode haver valorização ideológica no processo investigativo.
Análise deve obdecer regras objetivas e universais da ciência.
Regras válidas ao mecanismo cognitivo sociológico.
Entretanto, tais regras não são existentes, apenas fantasias de Weber.
Razões pelas quais o positivismo não tem valor epistemológico.
Edjar Dias de Vasconcelos.