O pensamento científico de Bachelard.

Gaston Bachelard 1884-1962.

Filósofo importante do campo da filosofia aplicada as ciências naturais, defensor do método indutivo, a comprovação da hipótese como fundamento dos procedimentos empíricos.

Destacou no estudo da história das ciências como instrumento de análise epistemológica no uso da racionalidade empírica.

Com efeito, atividade científica faz parte de um processo histórico, complexo com sustentação de caráter social.

Sendo assim, sistematicamente a ciência evolui por rupturas epistemológicas, resultadas por meio dos obstáculos epistemológicos.

Portanto, indutivamente a ciência desenvolve por saltos significativos que caracterizam por negação dos pressupostos anteriores.

Métodos anteriores que orientavam a pesquisa, superados no presente, constituídos em entraves, provocando a estagnação científica.

Em algumas situações até mesmo a regressão em relação a uma situação já atingida, tais obstáculos podem ser devidos a hábitos cimentados.

Um exemplo de ruptura epistemológica, a física quântica de Heisenberg como também a teoria da relatividade de Einstein.

A formulação de novo modo de conceber o espaço e o tempo, contra naturalmente os obstáculos criados pela física clássica de Newton, sendo que a referida não explicava mais certos fenômenos.

A razão pela qual foi necessária uma ruptura epistemológica, nascendo um novo paradigma em consonância com a ciência desenvolvida daquele período.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 04/04/2018
Código do texto: T6299410
Classificação de conteúdo: seguro